O HU (Hospital Universitário) da (Universidade Federal de ) encerrou nesta segunda-feira (26) os atendimentos do CTI (Centro de Terapia Intensiva) ala -19 em . O encerramento das atividades acontece devido ao fim do contrato com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), já que a ala foi aberta com prazo estabelecido de funcionamento de 90 dias.

Por meio da assessoria, o Hospital informa que ainda há dois pacientes de coronavírus em tratamento. Eles estão em leitos de isolamento no CTI adulto. Com o fim do atendimento no CTI Covid-19, os novos casos da doença serão encaminhados para o hospital de referência no estado, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). 

Nas redes sociais, o Hospital divulgou uma foto com a equipe que atuou por três meses no combate ao coronavírus. “Humano e emocionante registro da equipe do CTI Ala COVID do Humap-UFMS/Ebserh, finalizando um dos últimos plantões, e agradecendo pela saúde dos profissionais e dos pacientes que aqui receberam cuidado até a alta”.

Nos comentários, colegas parabenizaram os profissionais de saúde pela dedicação. Pacientes e familiares das vítimas também elogiaram a dedicação da equipe durante a pandemia. “Durante 23 dias meu tio foi acompanhado de perto por vocês. Infelizmente, apesar de todos os esforços ele nos deixou, só que apenas fisicamente, pois deixou lembranças do seu legado de luta e e jamais o esqueceremos. Minha gratidão a todos os profissionais, terapeutas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos, médicos, assistentes sociais, porteiros, equipe 1000”, comentou o sobrinho de uma das vítimas da Covid-19.

O fim do atendimento da CTI Covid acontece em um momento de queda no número de novos casos e de mortes por coronavírus em MS. Há semanas, o estado passa por desaceleração da doença. De acordo com dados de segunda-feira (26), Mato Grosso do Sul tem um total de 80.064 pacientes infectados e 1.555 óbitos pela doença. A média móvel é de 367,7 casos de coronavírus e 8,3 mortes por dia em MS.