O Mato Grosso do Sul é o Estado com a menor taxa de resultados positivos para covid-19 em testes rápidos de farmácia desde o fim de abril. As informações são de um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Por aqui, 3,3% dos testes deram resultado positivo para . e Ceará, com 38% e 32,9%, respectivamente, foram os Estados com mais infectados.

Em todo o Brasil, quase 15% dos testes sorológicos rápidos realizados nas farmácias no período tiveram resultados positivos para covid-19.

“Estamos avançando bem rápido nesses testes”, afirma o presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. Desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os exames rápidos, de 28 de abril até 21 de junho, foram realizados 97.486 nas farmácia em todo o País. Destes, 14,87% tiveram resultado positivo e 85,13%, negativos.

São Paulo, com 13,8% de resultados positivos, foi o Estado que em que foram aplicados mais testes (29.517), seguido por Minas Gerais (25.623). E, de todas as Unidades da Federação, só em dois Estados as farmácias não oferecem o serviço: no Rio Grande do Norte e em . (Com informações da Agência Estado)