Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus: secretário faz apelo para população evitar aglomerações no Dia dos Pais

‘Aglomerações nestes casos, em vez de homenagear, podem levar risco à sobrevivência deles’, disse Geraldo Resende.
Arquivo -

Com a chegada de mais um feriado que tende a provocar aglomerações entre familiares, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, pediu neste sábado (8) que os sul-mato-grossenses pensem em “formas alternativas” para homenagearem os pais, a fim de evitar cenários que possam ajudar no espalhamento do novo (Covid-19).

Durante o boletim deste sábado, que apontou mais de 30 mil casos e quase 500 mortes por coronavírus em Mato Grosso do Sul desde 14 de março (data das duas primeiras confirmações da doença no Estado), o secretário ressaltou que os fatos sanitários que ocorrem agora terão impacto em até 14 dias nos números da Covid-19 no Estado, e reforçou que, em muitos casos, os homenageados no , pela idade ou outras doenças, já integram o grupo de risco.

“Gostaria de pedir a cada um em Mato Grosso do Sul que tenhamos cuidado neste dia, tendo em vista que, para evitarmos aglomerações, podemos ter formas alternativas de homenagearmos os pais. Hoje, a internet tem vários instrumentos e aplicativos para que se evitem reuniões, porque temos acompanhado que é nessas pequenas reuniões familiares que o vírus se propaga com mais intensidade”, disse o secretário.

A recomendação é a mesma feita em feriados anteriores –como a Paixão de Cristo e a Páscoa, Dia das Mães, Dia do Trabalhador e Corpus Christi–, quando caiu consideravelmente o isolamento social e o coronavírus registrou avanço em diferentes cidades. Em , por exemplo, uma reunião familiar resultou em infecção de integrantes de uma família e óbitos.

Geraldo ainda destacou que o resultado das aglomerações registradas neste momento só será sentido em 14 dias, podendo elevar a curva de contágio da Covid-19, que está em evolução em boa parte do Estado. “ Se não queremos chegar ao ponto que outras capitais, principalmente das Regiões Norte e Nordeste, chegaram, com colapso na Saúde, precisamos de uma taxa de isolamento maior”, salientou.

O secretário reiterou a recomendação de cautela com os pais, principalmente os que são idosos. “Aglomerações nestes casos, em vez de homenagear, podem levar risco à sobrevivência deles”, destacou, reforçando que a situação de calamidade causada pela doença “vai passar, e poderemos comemorar em outra oportunidade o Dia dos Pais”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Final do Campeonato Estadual acontece neste domingo entre Operário e Ivinhema

Etapa do Sul-Mato-Grossense de Judô acontece neste sábado em Três Lagoas

vidro

Irado, homem quebra vidro de balcão de atendimento e fere enfermeira com estilhaços

Grávida, Bia Miranda defende uso de maconha durante gestação: ‘Ajuda’

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Nas últimas 12 horas, 7 foram presos por tráfico de drogas em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

57% dos vacinados contra dengue em Campo Grande ainda não receberam 2ª dose

A Sesau garantiu que haverá vacinas disponíveis para o público de 4 a 59 anos que deve receber a 2ª dose em abril

Cotidiano

Mofo, infiltração e calha suja: O que pode virar um ‘problemão’ após as chuvas?

Campo Grande registrou chuvas acima do esperado em março desse ano. Trégua é oportunidade para providenciar reparos e manutenções

Polícia

VÍDEO: Pitbull mata cachorro e quase ataca morador no bairro São Conrado

Morador tentou salvar o cãozinho, mas o pitbull solto na rua estava agressivo

Le Blog Maria Antonia

Angelina Jolie visita ONG de apoio a imigrantes em São Paulo

esta sexta-feira (4), a atriz e ativista Angelina Jolie desembarcou em São Paulo para visitar o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), uma organização que atua no acolhimento e defesa de direitos de migrantes.