Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus: portaria suspende prazos de processos no TJMS até 30 de abril

Os prazos de processos judiciais e administrativos em autos físicos e eletrônicos no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) estão suspensos, pelo menos, até o dia 30 de abril, sendo que servidores e magistrados ainda poderão promover o andamento processual regular, sempre que possível. A previsão consta na portaria 1.726/2020, assinada pelo […]
Arquivo -
Tribunal de Justiça
Tribunal de Justiça

Os prazos de processos judiciais e administrativos em autos físicos e eletrônicos no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) estão suspensos, pelo menos, até o dia 30 de abril, sendo que servidores e magistrados ainda poderão promover o andamento processual regular, sempre que possível. A previsão consta na portaria 1.726/2020, assinada pelo presidente do TJ, o desembargador Paschoal Carmello Leandro, em 24 de março (clique aqui para ler).

A nova portaria consolida outras ações já adotadas pelo TJMS desde março, em meio às medidas para contenção da pandemia de coronavírus (Covid-19), seguindo também as deliberações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para o Judiciário brasileiro em meio à crise de saúde.

A suspensão dos prazos no TJ, porém, não impede a prática dos atos processuais necessários à preservação de direitos ou de natureza urgente –incluindo habeas corpus e mandados de segurança, liminares e medidas de antecipação de tutela (especialmente em relação a tratamento médico-hospitalar ou direitos fundamentais), comunicação de em flagrante e pedidos de liberdade provisória ou envolvendo medidas cautelares diversas, pedidos de prisão preventiva e temporária ou de busca e apreensão, alvarás para levantamento de valores e substituição de garantias e pedidos de acolhimento familiar, entre outros.

O dispositivo reúne as medidas adotadas até aqui, disciplinando questões como o plantão extraordinário (a funcionar em horário idêntico ao do expediente comum no Judiciário do Estado), com a suspensão do trabalho presencial, exceto nos casos de serviços essenciais e de forma excepcional –distribuição de processos com ênfase naqueles de urgência; expedição e divulgação de atos judiciais; atendimentos a advogados, procuradores, defensores e Polícia Judiciária, prioritariamente remota ou agendada para a forma presencial; e serviços de pagamento, tecnologia da informação e saúde; por exemplo.

O TJMS também reforça priorizar o para seus servidores, mantendo-se em trabalho presencial “o mínimo necessário”, que deve retornar ao sistema de trabalho remoto “tão logo seja prescindível a prática de atos processuais”. Aqueles que integram os grupos de risco para o coronavírus devem ser excluídos da escala presencial.

Dúvidas sobre o atendimento podem ser dirimidas nos telefones do plantão judicial do TJ. Os e-mails de contato das Secretarias do tribunal contam no site do Judiciário sul-mato-grossense.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Últimas Notícias

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas

Trânsito

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Colisão pode ter sido provocada por pneu que estourou de um dos veículos