Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus: MS está em grupo de Estados com UTIs disponíveis; 4 enfrentam superlotação

Mato Grosso do Sul está, neste momento, dentro do grupo de 15 Estados brasileiros com até 50% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para o enfrentamento à pandemia de coronavírus (Covid-19), segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo elaborado com dados informados pelos governos estaduais. Na comparação com o restante do […]
Arquivo -

está, neste momento, dentro do grupo de 15 Estados brasileiros com até 50% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para o enfrentamento à pandemia de coronavírus (), segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo elaborado com dados informados pelos governos estaduais. Na comparação com o restante do país, o grupo vive situação mais tranquila, ao contrário de quatro Estados nos quais a ocupação das vagas em terapia intensiva supera os 90%.

De acordo com os dados, além de Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

Em 5 deles, a taxa de ocupação de UTIs varia de 50% a 70%: Amapá, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul e . No Rio de Janeiro, a taxa oscila de 70% a 90%.

Pará, Amazonas, Ceará e Pernambuco, por sua vez, têm taxas de ocupação acima de 90% –os três últimos Estados estão aqueles que concentram o maior número de casos e mortes, na proporção com sua população. e Mato Grosso não prestaram informações.

A situação tem levado Estados a buscarem meios de ampliar o volume de leitos à disposição. Em Mato Grosso do Sul, foram contratadas novas vagas em hospitais particulares e renegociados contratos com os conveniados ao SUS –em , por exemplo, foram 100 leitos, 10 deles em UTI, na Unidade do Trauma da Santa Casa, além de contratos com hospitais particulares.

No Ceará, conforme destacou a Folha, 100% dos leitos reservados para Covid-19 na rede pública estavam lotados. Sexta-feira (17), o Estado tinha 260 leitos de terapia intensiva ocupados e 38 pacientes à espera de vaga; havendo 2.747 casos registrados e 5 mortes.

Também não havia leitos disponíveis no Amazonas –todos os 118 de UTI de Manaus, que concentra a especialidade no EStado, estavam ocupados na sexta. Imagens que circularam desde aquele dia mostravam corredores e salas de espera com corpos aguardando remoção, ao lado de pacientes, e macas pelo chão. Em Pernambuco, a taxa de ocupação de leitos reservados para o coronavírus era 90%, e de 94% no Pará.

Mato Grosso do Sul registrou neste domingo (18) 168 casos de coronavírus, contando pacientes diagnosticados, em recuperação ou que já superaram a quarentena. O Estado teve 5 mortes pela doença até aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

5ª onda de frio do ano derruba a temperatura em MS a partir desta sexta-feira

Bombeiros usaram 12 mil litros de água para controlar incêndio no Jardim Noroeste

Trump minimiza prazo dado a Putin para encerrar guerra na Ucrânia: ‘vai depender dele’

Com onça à espreita em Corumbá, saiba como se proteger de encontros com animais selvagens

Notícias mais lidas agora

Novo ataque de onça assusta e moradores expõem que nada foi feito para prevenir tragédia em MS 

nelsinho tereza

Nelsinho e Tereza compõem Comissão Temporária do Senado para negociar ‘tarifaço’ com EUA

‘Nikolas levou murro no saco’, afirma deputado sobre empurrão de Camila Jara

Vereadores de Belém declaram Trump ‘persona non grata’ a três meses da COP30

Últimas Notícias

Sem Categoria

Com faixas e churrasco na Afonso Pena, apoiadores de Bolsonaro pedem impeachment de Moraes

Apoiadores informaram que seguem comando da nacional e já contam quatro dias de protesto

Política

Auxílio de R$ 24 mil e debate nas escolas: o que prevê programa para ajudar vítimas de violência doméstica em MS

Programa Protege, do Governo de MS, inclui ações de diversas pastas como segurança, educação e assistência social

Polícia

Operação ferro-velho apreende mais de 200 kg de cobre e aplica R$ 20 mil em multa

Um dos locais alvo da operação já é reincidente

Brasil

Alckmin se reúne fora da agenda com representante da embaixada dos EUA

Encontro ocorre no dia seguinte à entrada em vigor de tarifaço