Mato Grosso do Sul está, neste momento, dentro do grupo de 15 Estados brasileiros com até 50% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para o enfrentamento à pandemia de coronavírus (Covid-19), segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo elaborado com dados informados pelos governos estaduais. Na comparação com o restante do país, o grupo vive situação mais tranquila, ao contrário de quatro Estados nos quais a ocupação das vagas em terapia intensiva supera os 90%.

De acordo com os dados, além de Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte, e Tocantins.

Em 5 deles, a taxa de ocupação de UTIs varia de 50% a 70%: Amapá, Minas Gerais, Piauí, e . No , a taxa oscila de 70% a 90%.

Pará, , Ceará e Pernambuco, por sua vez, têm taxas de ocupação acima de 90% –os três últimos Estados estão aqueles que concentram o maior número de casos e mortes, na proporção com sua população. Goiás e Mato Grosso não prestaram informações.

A situação tem levado Estados a buscarem meios de ampliar o volume de leitos à disposição. Em Mato Grosso do Sul, foram contratadas novas vagas em hospitais particulares e renegociados contratos com os conveniados ao SUS –em , por exemplo, foram 100 leitos, 10 deles em UTI, na Unidade do Trauma da Santa Casa, além de contratos com hospitais particulares.

No Ceará, conforme destacou a Folha, 100% dos leitos reservados para Covid-19 na rede pública estavam lotados. Sexta-feira (17), o Estado tinha 260 leitos de terapia intensiva ocupados e 38 pacientes à espera de vaga; havendo 2.747 casos registrados e 5 mortes.

Também não havia leitos disponíveis no Amazonas –todos os 118 de UTI de Manaus, que concentra a especialidade no EStado, estavam ocupados na sexta. Imagens que circularam desde aquele dia mostravam corredores e salas de espera com corpos aguardando remoção, ao lado de pacientes, e macas pelo chão. Em Pernambuco, a taxa de ocupação de leitos reservados para o coronavírus era 90%, e de 94% no Pará.

Mato Grosso do Sul registrou neste domingo (18) 168 casos de coronavírus, contando pacientes diagnosticados, em recuperação ou que já superaram a quarentena. O Estado teve 5 mortes pela doença até aqui.