O (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) solicitou inspeção nas plantas dos frigoríficos Frizelo e Boibrás, localizados respectivamente em e São Gabriel do Oeste, a fim de verificar se estão sendo cumpridas medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus (). A fiscalização é necessária tendo em vista os casos de contaminação em massa de funcionários do setor.

Conforme nota do MPT-MS, no último sábado (11), equipes das Secretarias de Saúde de Juti e Caarapó coletaram amostras dos cerca de 350 funcionários do frigorífico Frizelo, visando a eventual detecção do novo coronavírus, depois que alguns funcionários da indústria testaram positivo para a doença. 

A empresa, em conjunto com o Governo do Estado, decidiu interromper as atividades por sete dias, contados a partir desta terça-feira (14). Boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta 232 pessoas infectadas pelo coronavírus em São Gabriel do Oeste, 55 em Caarapó e 36 em Juti.

“Com as inspeções, o MPT espera conhecer quantos casos confirmados de Covid-19 existem entre os empregados das empresas, se há funcionários que residem com pessoas que tiveram diagnóstico positivo da doença e quais providências as indústrias têm adotado para evitar a proliferação da Covid-19 em seus ambientes laborais e garantir a proteção tanto dos trabalhadores diretos quanto dos prestadores de serviços”, diz o em nota.

Representante legal da Frizelo Frigoríficos Ltda. também foi notificado a informar, no prazo de até 48 horas, acerca da situação de contágios, retratada em notícias veiculadas na imprensa local.  Em Mato Grosso do Sul, surtos de Covid-19 já provocaram a suspensão das atividades de abate e processamento de carne em indústrias situadas em Bonito, Guia Lopes da Laguna e Rochedo.