Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus: decreto muda regra para shows com ‘voz e violão’ e drive-in em Campo Grande

Prefeitura de Campo Grande mudou regra para shows e eventos culturais com até 3 artistas e em espaços abertos com público em veículos.
Arquivo -

Decretou desta quarta-feira (10) ampliou a possibilidade de apresentações culturais e artísticas em . Com a nova regra para no estilo “voz e violão” e no sistema drive-in, ambos foram autorizados na cidade com cuidados contra o novo coronavírus, que causa covid-19.

Além disso, o ato oficial também permite à Prefeitura de Campo Grande autorizar eventos que, a rigor, estavam proibidos. E as medidas coincidem com o aumento no volume de infrações em bares e similares, com apresentações musicais e aglomerações sendo flagradas diariamente.

Desta forma, com o decreto 14.342/2020, Campo Grande regulamentou apresentações culturais e manifestações artísticas, incluindo shows de “voz e violão” de duplas em bares, restaurantes e espaços de eventos ao ar livre.

No entanto, as regras não incluem casas de shows, boates, casas noturnas e similares.

Nova regra para shows proíbe profissionais de fora

E, nos locais liberados, apenas profissionais do setor musical e artístico que residam em Campo Grande podem ser apresentar, “sendo vedada a contratação de profissionais residentes em outras localidades”.

Para tanto, donos dos estabelecimentos devem respeitar normas de biossegurança como distanciamento de 2 metros entre mesas e de 1,5 metro entre pessoas. Além disso, ventilação natural do ambiente e equipes com até 3 pessoas (incluindo artistas), ficaram definidos.

Ademais, o decreto recomenda evitar “execução de músicas dançantes” e apresentações com fim adequado, ao , que vale da 0h às 5h. Também deve ser fornecido álcool em gel 70% na entrada.

Por fim, ficam proibidas pistas de dança, conjuntos e bandas, além de autosserviço como bar de drinks e de espaços como brinquedotecas, playgrounds ou espaços kids.

A nova regra para shows altera o decreto 14.257/2020, que tinha suspendido totalmente “os eventos particulares que gerem de pessoas” em Campo Grande.

Como é genérico, o ato incluía sessões de cinemas, bailes, shows e festas em casas noturnas, boates, casas de eventos e similares.

Porém, de acordo com o texto, é aberta exceção a “apresentações autorizadas por ato próprio do chefe do Poder Executivo municipal”. Ou seja, o prefeito poderia autorizar a realização de shows específicos.

Apresentações culturais em drive-in

Apresentações artísticas ao ar livre, como em sistema drive-in, também foram liberadas, permitindo sessões de cinema e shows de conjuntos e bandas musicais e grupos artísticos, desde que os veículos fiquem em vagas alternadas com 2,5 metros entre cada.

Ainda segundo o decreto, os estabelecimentos devem manter fiscalização colaborativa, coibindo e desestimulando o desrespeito às medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus.

O descumprimento do decreto com a nova regra para shows pode levar à responsabilização civil, administrativa e penal dos infratores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família inicia pagamentos de julho na sexta-feira; confira o calendário

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Homem é abandonado em hospital após ser esfaqueado por amigo durante briga em MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Últimas Notícias

Transparência

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

Município entrou com ação de execução fiscal por dívida em apartamento de alto padrão em Campo Grande

Política

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Proposta aumentaria em 18 cadeiras na Câmara dos Deputados

Cotidiano

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

Chuvas acima da média entre outubro de 2024 e abril de 2025 favoreceram a recuperação dos níveis nas regiões sul-mato-grossenses

Transparência

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

São mais de 200 ações que pedem indenizações de até R$ 150 mil