Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus: cidade em grau alto de risco limita clientes em comércios e restringe horário de restaurantes

Em Corumbá, será liberado apenas uma pessoa por família; restaurantes vão receber clientes até as 14h nos finais de semana.
Arquivo -

Um dos 59 municípios colocados em grau alto de risco de contágio por coronavírus () pelo programa Prosseguir, passará a contar com medidas mais duras no enfrentamento à . O número de pessoas em estabelecimentos comerciais foi limitado, assim como o horário de funcionamento presencial de bares, restaurantes e similares nos finais de semana.

Decreto neste sentido foi publicado nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial de Corumbá, um dia depois de autoridades locais anteciparem o maior rigor nas ações de combate à pandemia diante do crescimento da curva de infecção –o município é o terceiro em número de casos confirmados (663) e em óbitos (16, 10 delas registradas em julho) por Covid-19 no Estado– e da taxa de ocupação de leitos de UTI públicos (64% das vagas estão em uso).

As medidas foram recomendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública que, conforme o Diário Corumbaense, apontaram ser necessário adequar as medidas de enfrentamento ao vírus para conter o colapso no setor.

A partir desta sexta-feira (17), apenas uma pessoa por família poderá entrar em estabelecimentos como supermercados, mercados, farmácias e comércios em geral, respeitando limite de uma pessoa a cada 10 metros e com distância mínima de 1,5 metro entre os clientes. A capacidade permitida deve ser divulgada pelo estabelecimento.

A medida não é aplicável a restaurantes e outros locais com venda de alimentos preparados no local, que já respondem a normas de biossegurança próprias. Por outro lado, tais estabelecimentos (que incluem ainda lanchonetes, similares e bares com alimentação) só poderão funcionar até as 14h aos sábados e domingos, com o sistema de delivery liberado até as 22h. Nesses locais, será liberada apenas a presença de até 4 pessoas por mesa.

Os demais segmentos, ao menos por enquanto, seguirão os horários de funcionamento autorizados anteriormente: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h.

Templos religiosos também seguirão as recomendações anteriores, mas devem seguir as normas de biossegurança. Além disso, passam a ser obrigados a registrar por meios próprios o nome, idade e telefone do fiel presente ao ato –caso seja necessário efetuar contatos posteriores.

Atividades esportivas ao ar livre nos espaços que não sejam alvo de proibições (caminhadas, corridas e ciclismo em vias públicas, por exemplo) devem respeitar o limite máximo de 2 pessoas, que são obrigadas a usarem máscaras faciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jennifer Lopez é barrada em loja da Chanel na Turquia

Roupas claras e gurufim: confira como será a despedida de Arlindo Cruz no Rio de Janeiro 

Motociclista morre ao bater em micro-ônibus na MS-156

Empresários e servidores pegam século de prisão por corrupção em Sidrolândia

Notícias mais lidas agora

hrms julga desvios

Condenados por corrupção, prefeito e ex-diretor do HRMS podem ter que devolver R$ 996 mil

Emenda da Câmara de Campo Grande reduz pela metade prazo para ingressar no Primt

Após cidade ‘respirar fumaça’ em 2024, qualidade do ar se mantém satisfatória em Campo Grande

Prefeitura realiza ‘Dia D’ de combate às arboviroses no Camelódromo de Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo vence o Mirassol, lidera o Brasileirão e esquece eliminação na Copa do Brasil

Na sua estreia no Maracanã, o Mirassol sentiu logo a agressividade do Flamengo

Esportes

Augusto Melo é destituído pelos sócios do Corinthians e deixa presidência isolado e investigado

Em breve, o Corinthians terá um novo nome na cadeira da presidência

Brasil

Transplantes de Faustão ‘não têm nada de irregular’, diz ministro da Saúde Alexandre Padilha

Realização de um transplante de órgão no Brasil leva em consideração diversos critérios

Cotidiano

Véspera do Dia dos Pais movimenta comércio no Centro de Campo Grande

Data deve movimentar, aproximadamente, R$ 300 milhões no comércio sul-mato-grossense