Devido a pandemia de (Covid-19) as aulas presenciais da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) só devem retornar no dia 11 de maio, assim como, as atividades administrativas e de pós-gradução.

A data, do retorno as aulas, foi discutida em uma reunião, no último dia 6 de abril, quando foi avaliado o quadro epidemiológico e decidido pela volta no dia 11 de maio. A decisão foi publicada em uma portaria nesta quinta-feira (9).  A proposta foi apresentada na primeira reunião do grupo de trabalho de pessoal e ensino, formado por representantes do DCE, Sista e Adufms, além da administraçãocCentral.

A presidente do COE/UFMS, vice-reitora Camila Ítavo, destacou a vanguarda mundial de toda equipe de , técnicos e estudantes da UFMS em relação às atividades desenvolvidas na área de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, com serenidade e bom senso, que a universidade está aberta e ativa, com os servidores em efetivo trabalho.

O reitor Marcelo Turine está em permanente diálogo com os ministérios e Governo do Estado para captação de recursos para atendimento dos projetos estratégicos no combate à Covid-19. O COE/UFMS avaliou positivamente todos os indicadores do Plano de Contingência da UFMS, em especial a adesão ao uso de TICs na substituição das atividades presenciais.

Ficou decidido, portanto, que o retorno às aulas presenciais será no dia 11 de maio, em consonância com a data de 4 de maio, estipulada pela rede estadual; concessão de insalubridade, respeitado o devido processo legal, dos servidores em linha de frente; possibilidade de alteração de matrícula de disciplina isolada na graduação, de forma excepcional.

A vice-reitora explicou que todos os estudantes e professores têm realizado as aulas por meio de TICs, mas que é preciso um cuidado com aqueles que por ventura realmente tenham dificuldades. “Estamos acompanhando todos os estudantes, e com orientação da coordenação e direção do curso, ponderamos sobre o trancamento em disciplina isolada, com planejamento de retomada no retorno”, esclareceu.