Cotidiano

Conselho de veterinária lança campanha para ajudar animais resgatados de incêndios no Pantanal

A CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) lançou, nesta terça-feira (15), uma campanha para ajudar no resgate de animais feridos com os incêndios no Pantanal. O projeto “SOS Animais Silvestres” tem objetivo de arrecadar medicamentos e insumos veterinários essenciais no tratamento dos bichos vítimas das queimadas e encontrados ainda com […]

Karina Campos Publicado em 15/09/2020, às 13h34

CEAS já está recebendo doações. (Foto: Divulgação)
CEAS já está recebendo doações. (Foto: Divulgação) - CEAS já está recebendo doações. (Foto: Divulgação)

A CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) lançou, nesta terça-feira (15), uma campanha para ajudar no resgate de animais feridos com os incêndios no Pantanal.

O projeto “SOS Animais Silvestres” tem objetivo de arrecadar medicamentos e insumos veterinários essenciais no tratamento dos bichos vítimas das queimadas e encontrados ainda com vida.

Em parceria com a CEAS (Comissão Estadual de Animais Silvestres), a presidente da entidade, Paula Helena , explica que a situação das queimadas podem piorar no estado vizinho, Mato Grosso, causando mais prejuízo na fauna e flora do Bioma pantaneiro.

“Por enquanto, a situação aqui no MS está sob controle. Mas, sabemos que setembro é o mês mais crítico das queimadas no Pantanal e queremos estar com tudo pronto caso o pior aconteça. Ajudar não só no resgate, mas nos cuidados dos animais que sofrerem algum tipo de ferimento”, disse.

Os medicamentos e insumos solicitados são: Cetoprofeno 10%; Meloxican 2%; Enrofloxacina 10%; Sulfa-trimetropi; Vetaglós 50 mg (Pomada); Zoletil 50mg; Zoletil 100mg; Atropina 1%; Epinefrina injetável (1mg/ml); Morfina (1mg/ml); Dirirona gotas; Cetamina 10%; Ivermectina 1%; atadura 10 cm; gaze; algodão; esparadrapo; Solução clorexidina 1%; seringas; agulhas;  cateteres; Solução fisiológica 0,9%; e Glicopan gold 250ml.

Os pontos de arrecadação são:

  • Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), localizado na Avenida Coronel Cacildo Arantes, 433 – Chácara Cachoeira (de 2ª a 6ª das 12 às 16h);
  • Lojas do Maranatha Pet Shop – Avenida Capiberibe, nº 882;  Avenida Tamandaré, n° 2957; Rua Jamil Basmage, 1070 ou Rua Souto Maior, 1832;
  • Auqmia Clínica e Pet Shop –  Santos Dumont, 1238 – Vila Planalto.
Jornal Midiamax