Começa nesta segunda-feira (6), a reabertura gradual do comércio em .  As lojas abrirão as portas a partir das 9h e devem fechar às 16h30, horário restrito devido a pandemia do novo (). Mas nem todo lojista poderá voltar a funcionar.

Entre os seguimentos que já podem abrir as portas estão as lojas de roupas e acessórios, floriculturas, consultórios médicos, clinicas de fisioterapia, clinicas veterinárias, Mercadão Municipal, empresas de agricultura e pecuária, serviços de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, comércio de veículos e mecânicas, locadoras de carros.

Além de empresas de informação e comunicação, corretoras de seguros e serviços relacionados, agências de turismo, imobiliárias, escritórios de advocacia, engenharia e de outros profissionais liberais, cartórios, atividades de contabilidade e afins, seleção e agenciamento de mão de obra, reparação e manutenção de equipamentos de informática e repartições públicas municipais.

Vale lembrar que os serviços essenciais como supermercados, farmácias, postos de combustíveis não pararam e desde a semana passada, lojas de construção, indústria da construção civil, estão abertos, também com medidas de controle.

Continuam fechados por tempo indeterminado escolas, faculdades, feiras livres, Feira Central, Camelódromo, Detran, academias, galerias de lojas, shoppings, casas noturnas, espaços de shows, eventos com aglomerações.

Recomendações

Conforme o decreto municipal, os locais de atendimento devem manter no limitada a capacidade de 30% do normal, independente da atividade. Também o piso das lojas deve estar com marcações indicando o distanciamento mínimo de 1,5 metro em filas de pagamento e as máquinas eletrônicas de cartões de pagamento, deverão ser higienizadas após cada uso.

O contato físico deve ser evitado ente as pessoas, a boca e o nariz devem estar completamente cobertos. Evitar também contato com as superfícies nos estabelecimentos.

A recomendação também é de que os turnos de trabalho dos funcionários sejam ajustados com horários diferenciados de entrada e saída, reduzindo o número de pessoas circulando no mesmo horário.

Barreiras físcias devem ser colocadas na entrada das lojas, controlando o fluxo de pessoas. As portas e janelas devem permanecer abertas para manter o ambiente arejado.

A higienização diária deve ser intensificada, com todas as superfícies, incluindo maçanetas, balcão, recepção, bancadas, cadeiras (inclusive braços), lavatório, dentre outras, sendo limpas logo após todo o atendimento.