Depois de seis meses de pandemia e uma série de decretos com regras para estabelecimentos, muitas pessoas ainda ficam confusas sobre o que pode e o que não pode em . Com a Capital em classificada com bandeira amarela pelo Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), a maioria das atividades estão liberadas e flexibilizações ainda podem ser feitas.

As opções para o fim de semana incluem shoppings, feiras, supermercados, restaurantes, entre outros. Confira as regras:

Comércio

Atualmente, as lojas do centro e dos bairros em Campo Grande podem funcionar normalmente, conforme autorizado em alvará. Portanto, clientes podem fazer as compras tranquilamente durante o fim de semana. A única regra é que os estabelecimentos devem fechar com o toque de recolher, que inicia à meia-noite em Campo Grande. 

Feiras livres

As feiras ficaram suspensas apenas no início da pandemia em Campo Grande. Conforme decreto, bancas em feiras e centros comerciais com atividades de açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, podem atender inclusive aos sábados e domingos.

Shopping

Para quem deseja fazer compras nos shoppings de Campo Grande também não há com que se preocupar. Os shoppings podem funcionar normalmente, desde que respeitem o limite de capacidade de 50%.

Além disso, devem manter medidas de biossegurança, como oferecer álcool em gel aos clientes e manter distância segura entre mesas.

Supermercados

Os supermercados nunca chegaram a fechar durante a pandemia em Campo Grande por serem considerados serviços essenciais. Os locais podem funcionar normalmente, mas a recomendação é de sempre evitar aglomerações e usar máscara de proteção.

Música ao vivo, bares e restaurantes

Música ao vivo em restaurantes e bares poderá ser realizada com até quatro artistas em Campo Grande. Para quem quer curtir o fim de semana em bares ou restaurantes, a atividade é permitida, mas estabelecimentos têm autorização para funcionarem com até 50% da capacidade de lotação.

Atividades em condomínios

Em Campo Grande, as atividades em espaços esportivos nos condomínios são liberadas. Porém, em relação aos espaços de confraternização coletivo, a proibição foi mantida, como é o caso de salões de festa, churrasqueiras e similares.

Parques e praças

Depois de seis meses fechados para conter o contágio do coronavírus, nove parques e praças esportivas de Campo Grande reabriram. Os locais podem ser frequentados com as seguintes regras: uso de máscaras, medição de temperatura, distanciamento, disponibilidade de álcool 70% em locais estratégicos, materiais informativos sobre a prevenção ao coronavírus e controle de entrada de 50% da capacidade de público.

Cachoeiras

Com o calorão, muitos campo-grandenses têm procurado cachoeiras próximas à cidade para se refrescar. Não há restrições para a atividade, mas foram flagradas aglomerações nos últimos dias em locais populares da Capital, como o , oferecendo um perigo para a transmissão do coronavírus. Por isso, vale avaliar se o local está cheio antes de se aventurar pelas águas de cachoeiras e rios.

Eventos, shows e cinema

Eventos como , shows e cinema ainda estão suspensos em Campo Grand neste fim de semana. Porém, com a Capital classificada com bandeira amarela pelo Prosseguir, os eventos devem ser liberados em breve, segundo a Semadur (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano).