O coronavírus tem infectado cada vez mais pessoas, foram 1,3 mil novos registros somente nas últimas 24 horas. Em , o número de casos ativos aumentou e há 13.816 pessoas com o vírus. Casos ativos são pessoas que estão com o vírus, seja internadas ou isoladas em casa. Para quem convive com alguém que foi infectado em casa ou no trabalho, é preciso ter cuidados para evitar a contaminação. 

Assim que um paciente tiver sintomas suspeitos ou for confirmada a infecção pelo coronavírus, é preciso manter um isolamento domiciliar, ou seja, nada de ir ao trabalho. A orientação da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) é que todos os pacientes devem ficar pelo menos 10 dias isolados, ou seja, sozinhos no quarto e longe das outras pessoas da casa. 

Para quem passou pelo período de isolamento, não é preciso realizar um novo exame para ser liberado para conviver com a família ou para retornar ao serviço, contanto que o paciente esteja bem e sem sintomas. 

Agora, se você teve contato com alguém infectado no trabalho ou em casa, ou seja, é um contactante próximo, o isolamento também é necessário. As pessoas que tiveram contato com paciente com , sem máscaras por 15 minutos ou mais e a uma distância menor de 1,8m, também devem ficar em isolamento respiratório, a princípio por 14 dias. 

Segundo a Sociedade de Infectologia, o médico pode avaliar o tipo de contato para identificar a necessidade de testes diagnósticos e acompanhamento. Contactantes com o exame RT-PCR colhido entre 5 e 7 dias depois do contato, em indivíduos que permanecem assintomáticos depois do contato, tornam-os com risco mínimo de terem infecção ou de infectarem outras pessoas, podem ser liberados antes dos 14 dias, de acordo com avaliação médica individual.

Sintomas de Covid-19

Os sintomas da Covid-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal, com presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, até uma severa. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato (anosmia), alteração do paladar (ageusia), distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia), cansaço (astenia), diminuição do apetite (hiporexia), dispnéia ( falta de ar).