Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira: o que fazer quando alguém de casa ou do trabalho testa positivo para coronavírus?

O coronavírus tem infectado cada vez mais pessoas, foram 1,3 mil novos registros somente nas últimas 24 horas. Em Mato Grosso do Sul, o número de casos ativos aumentou e há 13.816 pessoas com o vírus. Casos ativos são pessoas que estão com o vírus, seja internadas ou isoladas em casa. Para quem convive com […]
Arquivo -

O tem infectado cada vez mais pessoas, foram 1,3 mil novos registros somente nas últimas 24 horas. Em , o número de casos ativos aumentou e há 13.816 pessoas com o vírus. Casos ativos são pessoas que estão com o vírus, seja internadas ou isoladas em casa. Para quem convive com alguém que foi infectado em casa ou no trabalho, é preciso ter cuidados para evitar a contaminação. 

Assim que um paciente tiver sintomas suspeitos ou for confirmada a infecção pelo coronavírus, é preciso manter um isolamento domiciliar, ou seja, nada de ir ao trabalho. A orientação da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) é que todos os pacientes devem ficar pelo menos 10 dias isolados, ou seja, sozinhos no quarto e longe das outras pessoas da casa. 

Para quem passou pelo período de isolamento, não é preciso realizar um novo exame para ser liberado para conviver com a família ou para retornar ao serviço, contanto que o paciente esteja bem e sem sintomas. 

Agora, se você teve contato com alguém infectado no trabalho ou em casa, ou seja, é um contactante próximo, o isolamento também é necessário. As pessoas que tiveram contato com paciente com Covid-19, sem máscaras por 15 minutos ou mais e a uma distância menor de 1,8m, também devem ficar em isolamento respiratório, a princípio por 14 dias. 

Segundo a Sociedade de Infectologia, o médico pode avaliar o tipo de contato para identificar a necessidade de testes diagnósticos e acompanhamento. Contactantes com o exame RT-PCR colhido entre 5 e 7 dias depois do contato, em indivíduos que permanecem assintomáticos depois do contato, tornam-os com risco mínimo de terem infecção ou de infectarem outras pessoas, podem ser liberados antes dos 14 dias, de acordo com avaliação médica individual.

Sintomas de Covid-19

Os sintomas da Covid-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal, com presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, até uma pneumonia severa. Segundo o , os sintomas mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato (anosmia), alteração do paladar (ageusia), distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia), cansaço (astenia), diminuição do apetite (hiporexia), dispnéia ( falta de ar).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Onça volta a rondar casa e assusta moradores de Corumbá

trt/ms

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Últimas Notícias

Polícia

Suspeitos de matar adolescente em Campo Grande são presos

Autores atiraram contra policiais e tentaram fugir

Trânsito

Motorista é presa bêbada após acidente grave em Campo Grande

Homem que conduzia motocicleta teve traumatismo cranioencefálico

Esportes

Memphis marca 1º gol da vitória da Holanda sobre a Finlândia nas Eliminatórias da Europa

Holanda e Finlândia compõem o Grupo H, que conta ainda com Polônia, Lituânia e Malta

Brasil

Barroso: ‘Constituição brasileira permite que tudo possa chegar à Suprema Corte’

Presidente do STF reforçou que numa democracia há espaço para todas ideologias políticas