O feriadão de Corpus Christi, começa nesta quinta-feira (11) em , e afeta o funcionamento de órgãos públicos e do comércio na capital de Mato Grosso do Sul, que decretou ponto facultativo na sexta-feira (12). Além de sábado (13), também ser feriado municipal pelo Dia de Santo Antônio, padroeiro campo-grandense.

Nestes dias, porém, os serviços essenciais, como , pronto-atendimentos (UPA e CRS) e hospitais, funcionam normalmente.

Vale ressaltar que a recomendação das autoridades de saúde durante a é que as pessoas fiquem em casa e só saiam caso seja extremamente necessário.

Confira o que abre nesta quinta:

Prefeitura e Governo: As repartições públicas do Governo de MS e da Prefeitura de Campo Grande não vão abrir as portas na quinta. De qualquer forma, trabalham no feriado os servidores essenciais à população, como profissionais da saúde.

Justiça e MPMS: Não haverá expediente no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, conforme portaria que disciplina o expediente forense para o ano de 2020 publicada no Diário da Justiça do dia 8 de janeiro.

Porém, o plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.

E nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

Confira os telefones para atendimento com plantonista no feriadão de Corpus Christi: Cível: (67) 9134-3634; Criminal: (67) 9325-1794. Tribunal de Justiça: (67) 9120-0618 (Claro).

Saúde:  Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) também ficam fechadas em Campo Grande.

No entanto, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas.

Como Campo Grande tem 4 CRS, haverá atendimento nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia.

Por fim, há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica, que também vão atender.

Comércio: o comércio de Campo Grande pode funcionar no feriado de Corpus Christi. No entanto, a decisão de abrir fica a cargo de cada lojista.

Além disso, as lojas devem funcionar das 9h às 18h, conforme a Fecomércio-MS.

Supermercados: Em relação ao supermercados e hipermercados de Campo Grande, a informação é de que devem abrir normalmente nesta quinta-feira (11), com folga compensatória aos funcionários.

Shoppings

  • Shopping Bosque dos Ipês: O shopping funcionará das 12h às 20h, como nos demais dias. Mas a unidade do Fácil não vai abrir.
  • : O shopping funcionará das 12h às 20h, como nos demais dias. Porém, unidade do Detran não vai abrir.
  • Shopping Norte Sul Plaza: O shopping funcionará das 12h às 20h, como nos demais dias
  • Shopping Pátio Central: No dia 11, o funcionamento das lojas será das 9h às 15h. Já na sexta-feira (12), o shopping abre das 9h às 18h. Por fim, no sábado (13) o atendimento também será como de costume, das 9h às 17h, e no domingo (16) não haverá expediente. Além disso, em nenhum dos dias o posto de identificação e a unidade do Detran funcionarão.

​Delegacias: As delegacias que atendem em regime de plantão vão funcionar normalmente:

  • Depac Centro – Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)
  • Depac Cepol – Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)
  • Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira) – Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)