O Dia do é comemorado nesta sexta-feira (1º) e traz um dia de descanso a mais, que emenda com o fim de semana totalizando três dias de . Diversos serviços devem parar durante o feriadão e é importante ficar informado sobre o que abre e fecha em . Serviços essenciais devem funcionar nesta sexta (1º).

Vale lembrar que a recomendação das autoridades de saúde é que as pessoas fiquem em casa e só saiam caso seja extremamente necessário. Confira o que abre e fecha na Capital:

Governo de MS e Prefeitura

Como é feriado nacional do Dia do Trabalhador nesta sexta-feira (1º), as repartições públicas do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande não devem funcionar. Trabalham no feriado os servidores essenciais à população, como profissionais da saúde.

TJMS

Alguns serviços, como o plantão judiciário do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) funcionarão durante o feriado por meio de aplicativos e ligações telefônicas. Confira os telefones dos servidores em plantão. Fórum de Campo Grande: Cível: (67) 9134-3634; Criminal: (67) 9325-1794. Tribunal de Justiça: (67) 9120-0618 (claro).

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) também ficam fechadas em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova . Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, e Santa Mônica.

Supermercados

Os supermercados e hipermercados de Campo Grande devem abrir normalmente nesta sexta-feira (1º). Segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), basta que os estabelecimentos, em contrapartida, ofereçam folga compensatória aos funcionários.

Comércio

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) informou que o comércio de Campo Grande não deve abrir no feriado do Trabalhador (1º). Apenas serviços essenciais devem funcionar.

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês: Não abre nesta sexta-feira (1º)

Shopping Campo Grande: As lojas devem ficar fechadas, mas a praça de alimentação tem abertura facultativa, entre 12h e 20h.

Shopping Norte Sul Plaza: Lojas também fecham e a abertura é facultativa na praça de alimentação, entre 12h e 20h.

Shopping Pátio Central: Não abre neste feriado.

Ônibus

Neste feriado do Dia do Trabalhador (1º) apenas algumas linhas de devem circular em Campo Grande. Ao todo, são 12 linhas de ônibus que circulam em duas faixas de horário, das 4h40 às 13h e das 16h50 às 23h30. Confira:

  • 050 – Hospitais/Centro
  • 129 – Aero Rancho/Região
  • 130 – /Região
  • 232 – Mata do Jacinto/Região
  • 240 – Santa Luzia/Região
  • 327 – Santa Emília/Região
  • 328 – Coophavila/Região
  • 413 – Indubrasil/Região
  • 420 – Júlio de Castilho/Região
  • 523 – Maria Aparecida Pedrossian/Região
  • 525 – Itamaracá/Região
  • 055 – Shopping Norte Sul

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)