O comércio de pode abrir as portas nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, desde que sejam seguidas as normas estabelecidas pra cada segmento no decreto 14.241, assinado pelo prefeito , que regulamentou o funcionamento do comércio neste período desde a decretação da quarentena.

A possibilidade de abertura durante o feriado, a pedido da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande () e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi anunciada pela prefeitura nesta segunda-feira (20). .

De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Luís Eduardo Costa, a recomendação é que o comércio siga todas as normas de prevenção ao contágio do e medidas de segurança.

“Nós estamos em constante conversa com representantes e lideranças do comércio para que a abertura seja segura tanto para os clientes quanto para os comerciantes e olhando para a organização também dos próximos feriados”, explicou.

O decreto que regulamente a abertura do comércio durante período de quarentena, decretada por causa da pandemia do Covid-19 prevê abertura das 9h às 19h, reforço na higienização dos ambientes e a disponibilização de álcool em gel 70% para os clientes; controle de acesso às lojas para evitar aglomerações. Nas lojas de roupas e confecções, os clientes não podem provar as peças do vestuário que forem adquirir.

Está limitada a 30% da capacidade normal, o acesso a todos os locais de atendimento ao público, independente da atividade. Os estabelecimentos tiveram que demarcar no chão o de distanciamento mínimo de 1.5 metro em filas de pagamento. Máquinas eletrônicas de pagamento via cartão de débito ou crédito, devem ser higienizadas após cada uso.

(Assessoria)