Com números que revelam perdas desastrosas na economia local, autoridades brasileiras e representantes da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero realizaram reunião no Centro de Convenções de Ponta Porã. Eles defenderam a reabertura da fronteira com criação de barreira sanitária.

A meta é encontrar uma solução que possa contemplar interesses comuns entre Ponta Porã e Pedro Juan. Entretanto,  a proposta ainda encontra forte resistência do lado paraguaio. Nos últimos dias membros da Força Tarefa do Paraguai têm intensificando a fiscalização com cercas de arame farpados e valetas que estão sendo cavadas na Linha Internacional.

Autoridades de Ponta Porã esperam garantir pelo menos a circulação de brasileiros e paraguaios que moram na fronteira já que muitos tem negócios nos dois países e também existem trabalhadores que estão com seus empregos ameaçados por não poderem transitar entre as duas cidades.

Uma proposta da criação de uma barreira sanitária para a entrada e saída de pessoas as pessoas será levada para o governo do Paraguai e também por parte do presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero foi feito o pedido de flexibilização no funcionamento do comércio daquela cidade.