Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com unidade em MS, frigorífico assina termo para implantar medidas prevenção ao coronavírus

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com unidade em São Gabriel do Oeste, distante 133 quilômetros de Campo Grande, assinou a nível nacional um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPT (Ministério Público do Trabalho) para implantar medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19) em suas unidades de todo o país. O Termo foi assinado […]
Arquivo -

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com unidade em , distante 133 quilômetros de , assinou a nível nacional um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPT (Ministério Público do Trabalho) para implantar medidas de prevenção ao coronavírus () em suas unidades de todo o país.

O Termo foi assinado na última quarta-feira (20) com a Procuradoria do Trabalho de Chapecó, Santa Catarina, onde fica a sede da empresa, e segundo Estadão Conteúdo, o Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos prevê medidas para assegurar a saúde dos trabalhadores do segmento.

Além do Rio Grande do Sul, a cooperativa tem plantas nos Estados de Santa Catarina, Paraná e . O TAC em nível nacional abrange 16 unidades frigoríficas e alcança mais de 26 mil trabalhadores.

De acordo com comunicado do MPT, a Aurora se comprometeu em fazer o afastamento remunerado de todos os indígenas residentes em aldeias que trabalham no frigorífico em localidades onde há casos da doença, como Chapecó. A empresa afastará por 30 dias os funcionários com a doença, inclusive indígenas não residentes em aldeias, fornecendo a lista dos trabalhadores afastados ao ministério.

O documento prevê, ainda que a produção será mantida seguindo regras que evitem aglomerações, com escalas de trabalho em sistema de rodízio ou revezamento, e se necessário, com a ampliação no número de turnos de trabalho.

No setor de produção a distância entre os empregados não poderá ser inferior a um metro, e a empresa terá que implantar anteparos físicos entre os postos de trabalho ou fornecer protetores faciais de acetato aos empregados.

A cooperativa está proibida de condicionar ou incentivar o comparecimento ao trabalho, seja normal ou extraordinário, a qualquer espécie de bonificação. O objetivo é evitar que o trabalhador, no caso de apresentar sintomas compatíveis com a doença, deixe de comunicar o fato à empresa, motivado pela renda extra.

Além disso, o TAC define que a Aurora terá de implantar mecanismo de rastreamento de trabalhadores pertencentes ao ou com comorbidades e dos empregados com sintomas de síndrome gripal, para identificar casos de covid-19. E, os empregados com suspeita da doença deverão ser afastados por 14 dias para a realização de exames específicos.

A cooperativa também terá que implementar rotina de testagem rápida nas unidades e vacinar todos empregados contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Últimas Notícias

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada