A Polícia Militar foi orientada a mapear locais e eventos de Réveillon propícios à aglomerações e ao descumprimento do toque de recolher vigente em . O horário de reclusão domiciliar, das 22h até 5h, foi prorrogado por decreto estadual até 9 de janeiro de 2021.

Segundo o tenente-coronel André Macedo, à frente das ações de fiscalização ao toque de recolher no Comando de Policiamento Metropolitano, o efetivo empregado não vai mudar em relação ao . Porém, a estratégia sim.

“A peculiaridade é em torno de pontos e horários de emprego, pois no o comportamento é diferente. Enquanto o Natal temos uma situação mais familiar, no Ano Novo, historicamente e tradicionalmente, as comemorações são mais efusivas”, disse.

Assim, lugares com maior possibilidade de circulação e aglomeração de pessoas entram no radar da polícia. Locais propícios a acidentes de trânsito e fiscalização da Lei Seca também serão prioridade.

“Especificamente em relação ao Ano Novo e em razão da prorrogação do toque de recolher pelo Governo Estadual, todas as unidades operacionais estão orientadas a realizar a fiscalização, assim como coibir eventuais festas clandestinas, nesse caso independente do horário”, completou Macedo.

Balanço parcial

Nas duas primeiras semanas de Operação Boas Festas, entre 14 e 27 de dezembro, a PM flagrou 1.058 estabelecimentos comerciais com aglomeração durante ações preventivas em todo o Estado. O problema se repetiu em 367 residências.

Ainda segundo balanço parcial da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), 129 pessoas foram autuadas por descumprirem medida sanitária; 42 por desobediência; oito por resistência; e 10 por desacato. Pelo menos 10,7 mil pessoas e 9,9 mil veículos foram abordados no período.

A Polícia Militar conta com o reforço dos órgãos municipais, como a Guarda em , que mandou mais de 800 desobedientes ao toque de recolher para casa na véspera de Natal.

Além disso, pelo menos 500 policiais militares em formação integram a Operação Boas Festas neste mês de dezembro, em todas as regiões urbanas da Capital. A dinâmica é a mesma nos demais Comandos de Policiamento de Área pelo interior do Estado.

Em Campo Grande, a PM atua com 30 viaturas quatro rodas, dez e 360 policiais a pé. O Comando de Policiamento Metropolitano alcança, além da Capital, também Sidrolândia, Terenos, Corguinho, Rochedo, Bandeirantes, Jaraguari e Ribas do Rio Pardo.

Flagrado pela polícia ‘furando’ toque de recolher no Réveillon pode ser preso

Quem for flagrado violando o toque de recolher no Estado pode responder pelo crime de desobediência e ser preso.

Além disso, vigora na Capital o decreto 14.566/2020, que limita festas e reuniões a 40% da capacidade de lotação do local. O ato também proíbe eventos com mais de 80 pessoas.

As restrições à circulação de pessoas tentam frear a contaminação em massa pela . A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou mais 1.366 infectados e 25 mortes pela doença nas últimas 24 horas.