Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com toque de recolher prorrogado, polícia mapeia festas de Réveillon para fiscalizações em MS

Ações de fiscalização da Polícia Militar vão mirar em locais e eventos propícios para circulação e aglomeração de pessoas no Réveillon.
Arquivo -

A Polícia Militar foi orientada a mapear locais e eventos de Réveillon propícios à aglomerações e ao descumprimento do vigente em Mato Grosso do Sul. O horário de reclusão domiciliar, das 22h até 5h, foi prorrogado por decreto estadual até 9 de janeiro de 2021.

Segundo o tenente-coronel André Macedo, à frente das ações de fiscalização ao toque de recolher no Comando de Policiamento Metropolitano, o efetivo empregado não vai mudar em relação ao Natal. Porém, a estratégia sim.

“A peculiaridade é em torno de pontos e horários de emprego, pois no o comportamento é diferente. Enquanto o Natal temos uma situação mais familiar, no Ano Novo, historicamente e tradicionalmente, as comemorações são mais efusivas”, disse.

Assim, lugares com maior possibilidade de circulação e aglomeração de pessoas entram no radar da polícia. Locais propícios a acidentes de trânsito e fiscalização da também serão prioridade.

“Especificamente em relação ao Ano Novo e em razão da prorrogação do toque de recolher pelo Governo Estadual, todas as unidades operacionais estão orientadas a realizar a fiscalização, assim como coibir eventuais festas clandestinas, nesse caso independente do horário”, completou Macedo.

Balanço parcial

Nas duas primeiras semanas de Operação Boas Festas, entre 14 e 27 de dezembro, a PM flagrou 1.058 estabelecimentos comerciais com aglomeração durante ações preventivas em todo o Estado. O problema se repetiu em 367 residências.

Ainda segundo balanço parcial da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), 129 pessoas foram autuadas por descumprirem medida sanitária; 42 por desobediência; oito por resistência; e 10 por desacato. Pelo menos 10,7 mil pessoas e 9,9 mil veículos foram abordados no período.

A Polícia Militar conta com o reforço dos órgãos municipais, como a Guarda em Campo Grande, que mandou mais de 800 desobedientes ao toque de recolher para casa na véspera de Natal.

Além disso, pelo menos 500 policiais militares em formação integram a Operação Boas Festas neste mês de dezembro, em todas as regiões urbanas da Capital. A dinâmica é a mesma nos demais Comandos de Policiamento de Área pelo interior do Estado.

Em Campo Grande, a PM atua com 30 viaturas quatro rodas, dez motocicletas e 360 policiais a pé. O Comando de Policiamento Metropolitano alcança, além da Capital, também Sidrolândia, , Corguinho, Rochedo, Bandeirantes, Jaraguari e .

Flagrado pela polícia ‘furando’ toque de recolher no Réveillon pode ser preso

Quem for flagrado violando o toque de recolher no Estado pode responder pelo crime de desobediência e ser preso.

Além disso, vigora na Capital o decreto 14.566/2020, que limita festas e reuniões a 40% da capacidade de lotação do local. O ato também proíbe eventos com mais de 80 pessoas.

As restrições à circulação de pessoas tentam frear a contaminação em massa pela covid-19. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou mais 1.366 infectados e 25 mortes pela doença nas últimas 24 horas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Deputado Antônio Rodrigues é expulso do PL por defender Moraes e criticar Trump

Time de Aquidauana anuncia jogador que defendeu Seleção Sub-20 para disputa da Série B

Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Moraes, após sanção dos EUA

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

riedel carne tratativas

Riedel aponta carne como produto mais sensível em taxação de Trump: ‘Dobro da celulose’

Últimas Notícias

Cotidiano

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem, após fogo atingir aterro no Noroeste 

Reunião entre moradores e representantes da Defesa Civil aconteceu na manhã desta quinta-feira (31)

Esportes

Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam por liderança no Estadual Sub-20

Equipes de Campo Grande já estão garantidas na semifinal do Estadual, que vale vaga ao seu campeão para a Copa do Brasil Sub 20

Brasil

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Jovem de 20 anos teve mau súbito e durante resgate os aparelhos foram encontrados

Cotidiano

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Dados são da última atualização do Boletim Infogripe, publicado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31) com dados de 20 a 26 de julho