Comitê da Educação faz reunião nesta quinta para pedir retorno às aulas em 2021
A Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas se reúne nesta quinta-feira (27) para discutir o retorno dos alunos às escolas em Mato Grosso do Sul. Entidades da educação irão defender o retorno somente em 2021. Apesar de o comitê discutir o retorno no âmbito estadual, as discussões e decisões tomadas podem ser aproveitadas como […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas se reúne nesta quinta-feira (27) para discutir o retorno dos alunos às escolas em Mato Grosso do Sul. Entidades da educação irão defender o retorno somente em 2021.
Apesar de o comitê discutir o retorno no âmbito estadual, as discussões e decisões tomadas podem ser aproveitadas como base para deliberações municipais. É o que espera o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) – maior entidade de profissionais do estado, Jaime Teixeira. “Esperamos que as decisões tomadas pelo comitê sejam respeitadas pelos municípios”.
Conforme o dirigente, a entidade defende que o retorno seja somente em 2021 “e com os protocolos da OMS. Agora, não temos condições de termos aulas por vários motivos”, disse Teixeira, reforçando que esse é o pensamento da maioria das entidades ligadas à educação em MS.
Rede estadual
Mesmo sem ter realizado a primeira reunião com o comitê, na última live da SED (Secretaria de Estado de Educação), a secretária Maria Cecília Amendola da Motta adiantou que o decreto que suspende as aulas até o dia 7 de setembro será prorrogado e que o ensino continuará remoto, pelo menos, até o fim do bimestre.
A titular da SED destacou que a data de retorno será definida em conjunto com a comissão que é formada, ainda, pelo CEE (Conselho Estadual de Educação), Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior e MPMS (Ministério Público Estadual).
Rede Municipal
Em Campo Grande, o município também criou um comitê para debater o retorno das aulas presenciais nas escolas. A secretária municipal, Elza Fernandes Ortelhado, disse que esta semana será a primeira reunião do grupo.
Particulares
Em Campo Grande, o retorno das particulares está pré-definido para 10 de setembro. Entretanto, a data ainda precisa ser confirmada em reunião na semana que vem, no dia 3, entre MPMS, prefeitura e representantes das escolas particulares.
Mobilização de pais
Com maioria contra levar os filhos para a escola em plena pandemia, pais de alunos criaram até um grupo no Facebook para protestar contra o retorno: “Ano Letivo se recupera ,Vidas Não!!! MS”.
Criado há 10 dias, o grupo já conta com mais de 200 membros e todos defendem que só haja o retorno quando houver condições seguras para as crianças.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.