Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com taxa de contágio do coronavírus em alta, isolamento social volta a cair em MS

Considerada “vexatória” pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, em live na manhã desta quinta-feira (28) que confirmou 1.262 casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, a taxa de isolamento social local sofreu nova queda na quarta (27), chegando a 37,37%. O Estado saiu de terceiro para quarto lugar no comparativo nacional apenas […]
Arquivo -

Considerada “vexatória” pelo secretário de Estado de Saúde, , em live na manhã desta quinta-feira (28) que confirmou 1.262 casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, a taxa de isolamento social local sofreu nova queda na quarta (27), chegando a 37,37%. O Estado saiu de terceiro para quarto lugar no comparativo nacional apenas porque outras unidades da federação foram ainda piores.

Campo Grande, por sua vez, manteve-se como a capital com o segundo pior isolamento social do país. O índice de 36,48% de recolhimento só não foi pior que o de Palmas (TO), que chegou a 36,26%. Os dados são medidos pela consultoria In Loco, a partir da movimentação do sinal de telefones celulares.

Nas últimas semanas, foram raros os dias em que Mato Grosso do Sul superou os 50% de distanciamento social –defendido por autoridades de Saúde como o meio mais eficaz de conter a circulação do coronavírus, evitando que pessoas infectadas passem a para outros. Para ser eficiente, porém, os especialistas defendem índices acima dos 60%.

Tocantins e Goiás seguem como os Estados com menor distanciamento do país (35,94% e 36,14%, respectivamente), com o “tomando” a terceira posição de Mato Grosso do Sul ao cravar 37,28% de adesão da sua população. A média nacional foi de 41,4% e o Estado com maior isolamento social foi o Amapá, com 51,82%.

Os dados de Mato Grosso do Sul preocupam porque, junto com o baixo isolamento, o Estado vive um crescente de infectados: recentemente rompeu a marca dos mil casos, viu o número de pacientes internados disparar de 10 para 65 em uma semana –com perspectiva de dobrar nos próximos dias– hoje, tem a terceira maior taxa de contágio do Brasil (3,81, atrás dos 5,63 de Goiás e de 4,88 do Rio Grande do Norte).

O número equivale a dizer quantas pessoas são infectadas por cada pessoa que tem o coronavírus, sendo conhecido cientificamente como número básico de reprodução (representado pela variável R). Nacionalmente, o índice é de 1,92.

Números do interior

A arrancada de casos de Covid-19 no Estado vem se sustentando, principalmente, nos municípios do interior. Além do Sudoeste do Estado –com Guia Lopes da Laguna registrando 226 casos–, a Grande Dourados se tornou um ponto de preocupação.

Dourados, que se mantinha entre as cidades com menos infectados, confirmou nesta quinta ter 220 casos de coronavírus, o terceiro maior volume do Estado –foram 22 casos a mais em 24 horas. Fátima do Sul (51 casos), Itaporã (45), Douradina (29) e Vicentina (17) também integram a região. Campo Grande lidera no Estado, com 265, mas com crescimento mais lento.

Dentre as cidades acima, Fátima do Sul e Vicentina são as únicas na lista das 10 cidades de melhores índices de isolamento social e, ainda assim, com percentuais abaixo de 50% –45,6% e 45,1%, respectivamente. Dourados cravou 40,5% e Guia Lopes, que havia presenciado aumento no distanciamento social com a explosão de casos das últimas semanas, agora tem o 27º pior índice do EStado: 36,9%.

Em Campo Grande, a taxa de isolamento foi de 36,5%. O município com maior adesão foi (56,7%), enquanto registrou isolamento social de apenas 28,6%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hospital regional

Aberta licitação para reforma de poço e substituição de elevadores do HRMS

Trabalhador sai do Pará em busca de oportunidade e desaparece em Campo Grande

Tempo seco predomina e reduz umidade do ar a 12% em cidades de Mato Grosso do Sul

Deputado Antonio Vaz sofre infarto em SP e passa por cirurgia de urgência

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Suspeito de matar Charlie Kirk publico foto em rede social e ‘brincou’ sobre assassinado

Últimas Notícias

Brasil

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Tarifaço também foi abordado pelo presidente

Política

Alems promove Conferência dos Direitos Humanos nesta semana

Além deste evento, há ainda na programação a realização de curso de Libras, sessões plenárias, visita guiada de alunos, solenidade, reunião da CCJR

Trânsito

VÍDEO mostra colisão na Ernesto Geisel e carro caindo em córrego de Campo Grande

Acidente deixou outra motorista ferida, que foi levada para UPA

Emprego e Concurso

Atenção: inscrições para concurso da MSGás começam na segunda-feira

Salários variam entre R$ 4.866,95, para cargos de nível médio, até R$ 10.699,81, para nível superior