Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com restrição de horário, fronteira entre Corumbá e Bolívia volta a ser aberta

O tráfego de pedestres e de veículos foi liberado na fronteira da Bolívia com Corumbá desde a manhã de sábado (5), porém, com horário restrito. Bolivianos puderam cruzar para o lado brasileiro e moradores de Corumbá e Ladário, que inicialmente só podiam passar a pé, também podem entrar de carro em Puerto Quijarro. A fronteira […]
Arquivo -

O tráfego de pedestres e de veículos foi liberado na da Bolívia com desde a manhã de sábado (5), porém, com horário restrito. Bolivianos puderam cruzar para o lado brasileiro e moradores de Corumbá e , que inicialmente só podiam passar a pé, também podem entrar de carro em Puerto Quijarro. A fronteira foi fechada em março, devido à pandemia do coronavírus.

Um acordo de reciprocidade de cidades gêmeas foi realizado para a decisão, ou seja, em municípios fronteiriços, a população que vive nas cidades, pode transitar entre uma fronteira e outra, seguindo as determinações e leis de cada país, segundo o Diário Corumbaense.

No caso do Brasil, por Corumbá e Bolívia, pelas cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, de acordo com o agente da Polícia Federal e também servidor da Receita Federal, que estão atuando no Posto Esdras, que fica no limite territorial dos dois países.

Porém, a fronteira não está aberta para livre circulação, apenas moradores dessas cidades podem cruzar os territórios que delimitam a área de cada nação. A Bolívia já havia publicado decreto, no qual liberava a entrada de bolivianos e estrangeiros no país. Porém, especificou que os estrangeiros se restringem a moradores apenas de Corumbá e Ladário, que comprovem com documento, residência em uma das cidades. O mesmo com moradores de Puerto Suárez e Puerto Quijarro ao atravessar para Corumbá. 

No Posto Esdras, dois servidores da Prefeitura de Corumbá realizam o controle de entrada de bolivianos, com temperatura aferida. Boa parte dos bolivianos que atravessou a fronteira ontem, foi ao supermercados da cidade, na região central.

Restrição de horário

Apesar da liberação, há horário para que a fronteira permaneça aberta. De segunda a sexta-feira, fica liberado das 06h às 20h; sábados e domingos, das 06h às 16h. 

A Polícia Federal deve verificar a questão da entrada de veículos estrangeiros em Corumbá, porém, até o momento, dos dois lados os moradores estão podendo entrar com os carros. 

A Prefeitura de Corumbá emitiu nota na manhã deste sábado e disse entender que “a norma de vigência municipal não poderia interferir nos respectivos decretos de abrangência federal da Bolívia e do Brasil”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tiroteio em Capitán Bado deixa dois mortos e um veículo incendiado

Campo-grandense relata atraso de mais de uma hora para entrar em estádio do Corinthians: ‘Não dá certo’

Bebê morre asfixiado ao lado da mãe durante o sono em MS

Aposentados

Aposentados vão ao Parque dos Poderes em novo protesto contra desconto de 14%

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Apagão da Claro deixa clientes sem sinal em Campo Grande e em regiões de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

As inscrições para o programa que remunera produtores rurais que preservam o Pantana abrem nesta sexta-feira (18) e vão até 20 de agosto

Brasil

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Reação do governo Lula ao tarifaço de Trump teve efeito positivo

Polícia

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Cassilândia

Homem estava escondido na zona rural da cidade

Polícia

Alvo da PF em operação contra grupo que mantinha paraguaios em escravidão é preso em MS

A prisão ocorreu em Eldorado