Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com reservas até 2021, hotéis turísticos não sofrem impacto com incêndios no Pantanal

Nem mesmo as queimadas que atingiram o Pantanal de Mato Grosso do Sul abalaram o setor turístico da região neste ano. Segundo empresários e associação de hotéis, o ‘grande inimigo’ do setor até o momento é mesmo o coronavírus. Lucas Andrade, o proprietário do Lontra Pantanal Hotel, de pescaria, e Pantanal Jungle Lodge, voltado ao […]
Arquivo -

Nem mesmo as queimadas que atingiram o Pantanal de abalaram o setor turístico da região neste ano. Segundo empresários e associação de hotéis, o ‘grande inimigo’ do setor até o momento é mesmo o coronavírus.

Lucas Andrade, o proprietário do Lontra Pantanal Hotel, de pescaria, e Pantanal Jungle Lodge, voltado ao ecoturismo, localizados no Passo da Lontra e próximo à Estrada Parque, em , castigada pelos incêndios, explicou que os focos não afetaram as reservas dos hotéis.

“Foi possível equilibrar as reservas com nossos turistas através de diálogo. Era inevitável que não pudesse ver a fumaça, bem como presenciar trechos afetados quando saíam dos hotéis para pescaria ou atividades de ecoturismo, mas todos foram compreensivos, pois tudo o que esteve ao alcance fizemos, inclusive abrigamos equipes da brigada de incêndio, Bombeiros, , e etc”, disse.

Os locais turísticos tiveram cerca de uma remarcação de data durante o período de incêndios na região pantaneira, mas não cancelamento ou pedido de devolução de valores por reserva.

“É bem capaz que houve desistência de turistas antes mesmo de fazer uma cotação, pois o movimento no ecoturismo foi bem abaixo do esperado. Na pesca fomos surpreendidos pelo bom movimento, até mesmo porque após a liberação de viagens, teríamos logo mais a piracema, então muitos pescadores aproveitaram a oportunidade para fazer, quem sabe, a primeira e última pesca de 2020 no Pantanal”, ressaltou.

A filha dos proprietários da Pantanal & Camping Santa Clara, também localizada na Estrada Parque, Katiane Balbuena conta que o fogo não se aproximou da pousada.

“Temos recebidos clientes do MS e fora do estado. Temos avistados muitos animais, ontem mesmo uma onça e hoje ; temos visto veado, muitos jacarés, tatu, tamanduá, anta, capivara, ariranhas, muitas aves”, explica.

Com reservas até 2021, hotéis turísticos não sofrem impacto com incêndios no Pantanal
Nildinho, animal foi resgatado dos incêndios. (Foto: Arquivo Pessoal)

Visitas da natureza

A ‘visita’ de animais silvestres na pousada é algo normal, porém, durante o período, muito estavam fugindo das queimadas.

“Vi uma onça na beira do rio (Paraguai), no mês passado, no auge das queimadas. O Nildinho (anta), salvamos ele do fogo do ano passado, era bebê e ficou por aqui, vai e volta da mata quando lhe convém. Não fomos tão atingidos este ano, foi muito triste, mas muito menos que ano passado”, disse.

A presidente da associação de empreendimentos da região pantaneira, Lejania Ribeiro, ressalta que a grande reclamação dos associados no faturado desagastado se deu pela suspenção de visitas por decretos, tanto estaduais como internacionais. A maior parte dos empresários está se recuperando no segundo semestre de 2020.

“Reservas não se mantiveram por conta da pandemia. Nosso público é muito internacional e alguns destinos tiveram que fechar. O fogo, em si, não chegou a atrapalhar a operação das pousas”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza