O do novo coronavírus desta terça-feira (23) apresentou dois recordes nas estatísticas da Covid-19 em MS: são 393 novos diagnósticos da doença, além de registro de 8 mortes nas últimas 24h, segundo pontuou a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Com isso, o total de confirmações em MS chega a 5.784 – incremento das estatísticas de positivos em 7,3%, caracterizando uma curva ainda exponencial.

Após a divulgação do boletim, foi confirmada mais uma morte: a 56ª vítima é um idoso de 70 anos que morava em Ponta Porã. O paciente sofria de diabetes de de insuficiência renal crônica. Ele estava internado desde o dia 11 de junho, no de Ponta Porã, e vindo a falecer nesta terça-feira.

A atualização apresentou um total de 33.123 notificações, das quais 24.301 foram descartadas. Até o momento, 1.292 amostras estão e análise no (Laboratório Central) e outras 1.746 ainda aguardam encerramento nos municípios.

“[Esses números são] fruto da não contribuição da população de Mato Grosso do Sul. Esses 393 casos positivos são pessoas que vieram a ser contaminados por Covid-19 porque ignoram as recomendações”, disse o titular da SES, Geraldo Resende, durante a live. Ele voltou a mencionar casos de aglomerações em bares e festas residenciais que ocorrem contra as recomendações sanitárias.

MS tem 56 mortos, recorde de novos casos e 5.784 doentes com coronavírus

Distribuição dos novos casos

Os 393 novos casos estão divididos em 34 cidades de MS, sendo Dourados a líder, com 135 novos pacientes. Campo Grande vem em seguida, com 126 confirmações, contra 19 de Corumbá, 13 de São Gabriel do Oeste, 11 de Costa Rica, 10 de Ponta Porã, 8 de Vicentina e 7 de Chapadão do Sul.

Com novos 6 registros, casa, estão Cassilândia e Naviraí. Com 4, cada, estão Rio Brilhante, Mundo Novo, , Ivinhema, Jateí, Três Lagoas e Paranaíba. Nova Alvorada do Sul tem 3 novos casos.

Com 2 registros, cada, estão Itaporã, Ladário, Fátima do Sul, Novo Horizonte do Sul, Douradina e . Por fim, Brasilândia, Corguinho, Deodápolis, Glória de Dourados, Iguatemi, , Guia Lopes da Laguna, Ribas do Rio Pardo, Selvíria e Terenos trazem um registro, cada. A retificação é em Juti, que teve um caso retirado da estatística.

MS tem 56 mortos, recorde de novos casos e 5.784 doentes com coronavírus
Foto: SES | Reprodução

Óbitos registrados

O boletim apresentou a confirmação de 55 óbitos em decorrência de Covid-19, 8 deles registrados nas últimas 24h. É o maior registro diário de óbitos desde o início da pandemia. Com isso, junho já soma 34 registros, contra 11 ocorridos no mês de maio.

MS tem 56 mortos, recorde de novos casos e 5.784 doentes com coronavírus
Foto: SES | Reprodução

Situação de confirmados e internações

Dos 5.784 casos de Covid-19 em MS, 2.893 já estão recuperados e 2.836 são casos ativos. Destes, 2.,678 estão em isolamento domiciliar e 158 internados, além de 3 pacientes de outros estados que não integram as estatísticas locais.

As internações estão divididas entre 85 pacientes em leitos clínicos (53 SUS e 30 particulares, mais 2 em outros estados e que contam para MS) e 76 em UTI (48 SUS e 29 privados).

A tava de ocupação dos leitos clínicos SUS – que agrega tanto casos confirmados como os suspeitos – já é de 17% (111 internações). Em relação às UTI, a ocupação já é de 31% do total, com 62 leitos ocupados. As taxas de ocupações globais (com casos suspeitos, confirmados e demais enfermidades) nas 4 macrorregiões está dividida da seguinte forma: Campo Grande (71%), Dourados (54%), Três Lagoas (35%) e Corumbá (20%). Confira os detalhes na galeria.

Avanço da Covid-19 em MS

O novo coronavírus já está em 63 dos 79 municípios de MS, o que corresponde a 80% do território estadual. Dourados, Campo Grande, Guia Lopes da Laguna, Três Lagoas e Corumbá são os municípios com maior número de registros absolutos da doença.

Já no taxa de incidência, que recalcula os casos para cada 100 mil habitantes, Guia Lopes da Laguna está à frente, seguida por Douradina, Fátima do Sul, Vicentina e Dourados. Confira os detalhamentos nas imagens abaixo.

Clique AQUI e veja o boletim epidemiológico na íntegra.

Matéria editada às 13h21 para acréscimo de óbito confirmado pela SES.