Há 12 dias sem em , a estiagem e altas temperaturas aumentaram o consumo e colocam em risco abastecimento de água. Isso fez com que a , empresa concessionária que faz a distribuição e tratamento de água e na Capital, emitisse um alerta vermelho, por risco de desabastecimento. A empresa alerta para o consumo consciente da água.

“As altas temperaturas registradas nas últimas semanas têm deixado em alerta máximo as ações de abastecimento em Campo Grande”, destacou a empresa ao Jornal Midiamax. Dessa forma, o consumo de água aumentou em mais de 22% em comparação ao mesmo período do ano passado. Historicamente, durante o período de estiagem, o consumo aumenta em torno de 15%, explica a Águas.

Com recorde de calor, Campo Grande está em alerta vermelho para evitar falta de água
Águas alerta usuários para o consumo consciente. Imagem: Do leitor / Midiamax

Moradores de regiões diversas de Campo Grande já sofreram com o desabastecimento. Ao contatar a empresa, são informados de que o nível de água do reservatório está em recuperação e são orientados para o uso consciente da água. A empresa explica que não há uma região específica para o risco de desabastecimento. “Estamos atendendo as demandas pontuais que chegam em nosso atendimento. Mas devido a essa situação climática, estamos enviando este alerta”.

Recomendações

A Águas Guariroba reforça o alerta para o consumo consciente de água, para que seja utilizada apenas para atividades essenciais. “Sempre que possível, reutilize a água”, frisa. A recomendação é de evitar o uso da mangueira para: lavagem de carro, irrigação de gramas e jardins, lavagem de varandas e calçadas. A empresa também recomenda que a população não encha piscinas.

“A concessionária já conta com ações para reforçar o abastecimento de água, porém é imprescindível que a população adote as medidas de preservação de água e evite o desperdício”, complementa.