Com R$ 12,5 milhões, recapeamento deve ser feito em 5,5 km da avenida Marechal Deodoro

A avenida Marechal Deodoro será recapeada e é a última etapa do corredor sudoeste do transporte coletivo, ligação entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho. O asfalto atual foi feito há mais de 30 anos e serão recapeados 5,5 km da avenida e também será feita drenagem em 1,1 km. O investimento é de R$ […]

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A avenida Marechal Deodoro será recapeada e é a última etapa do corredor sudoeste do transporte coletivo, ligação entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho. O asfalto atual foi feito há mais de 30 anos e serão recapeados 5,5 km da avenida e também será feita drenagem em 1,1 km. O investimento é de R$ 12,5 milhões.

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, a última etapa do corredor deve iniciar até outubro e a revitalização da avenida deve beneficiar mais de 50 mil pessoas somente no Aero Rancho e Coophavila II. 

Como o asfalto é antigo e está bastante remendado devido ao tapa-buracos, o recapeamento começará em frente ao Terminal Bandeirantes e atravessará a rotatória com a Avenida Manoel da Costa Lima.

A  partir daí, início do trecho em pista dupla, a faixa exclusiva de ônibus será implantada rente ao canteiro central, com estações de pré-embarque. O investimento previsto é de R$ 12.585.239,82. As propostas das empresas participantes da concorrência serão abertas dia 21 de agosto, a partir das 9 horas. O prazo de execução  é de um ano, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. No trecho Guia Lopes/Brilhante, está sendo feita as sinalizações horizontal e vertical, além de instaladas as 5 estações programadas para o trecho de 2,2 km. Na sequência, virão novos semáforos. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados e ainda neste mês começa a sinalização e serão concluídas as 7 estações.

Corredores de ônibus

A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte, já está recapeada. O Corredor Norte vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia.  Está sendo feito  um trecho de 146 metros de drenagem de uma rua transversal, a Eduardo Santos Pereira, para captar a enxurrada da Rio Grande do Sul, que vai escoar pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas 4 estações de pré-embarque, além de nova sinalização.

Está sendo preparada a licitação da segunda etapa do Corredor Norte, programada para a Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão. Está quase pronto o projeto do corredor exclusivo de ônibus na Rui Barbosa, entre as avenidas Fernando Correia da Costa e a Avenida Mato Grosso. Serão investidos R$ 30 milhões no recapeamento da rua, que começa perto da Universidade Federal (onde tem o nome de Montese) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.

Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana, em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (região Sul da cidade), General Osório  e Nova Bahia (região Norte) ,passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.

Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos. Com isso, a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos . O resultado será tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.

(com informações da Prefeitura)

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