Pular para o conteúdo
Cotidiano

Solurb demite mais de 200 funcionários e alega ‘pouca demanda na pandemia’

Segundo a Solurb, as demissões teriam sido causadas pela diminuição de demanda dos serviços solicitados pela Prefeitura de Campo Grande durante a pandemia.
Arquivo -
(Foto Ilustrativa: Arquivo Midiamax)
(Foto Ilustrativa: Arquivo Midiamax)

Mais de 200 funcionários da Solurb foram dispensados nesta quarta-feira (22). Segundo a empresa, as demissões teriam sido causadas pela diminuição de demanda dos serviços solicitados pela Prefeitura de durante a pandemia.

Em nota, a empresa afirma que houve “diminuição na área de abrangência e frequência dos serviços de varrição, conservação e manutenção de avenidas, áreas verdes, praça e parques” por meio de solicitação da prefeitura. Os funcionários dispensados são os que realizavam estas atividades.

Devido a pandemia do , estes e outros serviços realizados pela empresa foram afetados. A coleta seletiva, por exemplo, foi suspensa por tempo indeterminado e o número de saídas dos caminhões da garagem da Solurb está reduzido a quatro horários, o que pode causar atrasos na coleta do lixo.

Confira a justificativa na íntegra: “Salientamos que todos os esforços foram tomados, em vista de garantir o emprego destes colaboradores,  no entanto não possuindo por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande uma previsão de retomada destes serviços, na mesma abrangência que vinha ocorrendo antes da pandemia do , ou seja, momentaneamente não nos restou outra alternativa”.

Trabalhadores demitidos, famílias afetadas

Segundo o vice-presidente do Steac (Sindicato do Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação) Tom Ferreira afirma que com as demissões, o reflexo negativo será dentro dos lares das famílias que dependiam do salário para se sustentarem. “Pode multiplicar esses 200 por quatro, porque tem esposa e no mínimo três filhos em cada uma dessas histórias, então o reflexo é muito grande”.

Tom explica que estes trabalhadores já haviam sido afastados das ruas devido a pandemia do coronavírus e receberam , segundo medida proposta pelo Governo Federal neste período. Nesta quarta-feira (22), os mais de 200 trabalhadores estavam retornando das férias e receberam o aviso da demissão em massa.

“Foi uma situação muito triste, eu estava lá na hora do aviso”, lamenta o vice-presidente. Ele confirma a justificativa da Solurb, que os trabalhadores foram dispensados devido a diminuição da demanda dos serviços solicitados pela Prefeitura de Campo Grande.

Ele acrescenta que estes funcionários estão em período de aviso prévio e deverão permanecer nas ruas pelos próximos 60 dias. “O munícipe ainda vão ver eles nas ruas, porque estão trabalhando de aviso, mas nos próximos 60 dias eles vão desaparecer totalmente”, afirma.

Para que possam voltar às ruas da capital, os trabalhadores passaram por uma série de testes de saúde para garantir que nenhum estava com sintomas do coronavírus. Tom ressalta que os funcionários da Solurb desta linha de trabalho que são dos grupos de risco do coronavírus foram dispensados durante o período de aviso.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira