Cotidiano

Com pior isolamento entre capitais, Campo Grande tem maior número de casos na região central

Campo Grande é a capital brasileira com pior índice de isolamento social, com apenas 36,51% da população em quarentena durante a pandemia.

Dândara Genelhú Publicado em 30/05/2020, às 12h21 - Atualizado às 16h17

Avanço do Coronavírus em Campo Grande com dados do SISGRAN. (Arte Marcos Ermínio)
Avanço do Coronavírus em Campo Grande com dados do SISGRAN. (Arte Marcos Ermínio) - Avanço do Coronavírus em Campo Grande com dados do SISGRAN. (Arte Marcos Ermínio)

Com 283 casos de coronavírus confirmado, Campo Grande registra maior densidade de pessoas infectadas pela doença no centro do município. A cidade sul-mato-grossense é a capital brasileira com pior índice de isolamento social, com apenas 36,51% da população em quarentena, segundo levantamento da In Loco.

Segundo o boletim da Sesau (Secretaria de Estado de Saúde), da última sexta-feira (29), existem 4.761 casos notificados da doença e 42 casos suspeitos em Campo Grande. Nos últimos quatro dias, quando a cidade atingiu o pior índice de isolamento entre as capitais do país, foram registrados 29 novas infeções por coronavírus.

No município, a região central é a mais afetada pelo vírus, seguida pela região do Prosa e da Bandeira. De acordo com o Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão) de Campo Grande, a região com menor densidade de casos de coronavírus é a do Imbirussu.

Dos 50 infectados que ainda estão com a doença, 10 estão internados, sendo cinco em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e cinco em leitos clínicos, e os outros 40 seguem em isolamento domiciliar. A cidade já registrou seis óbitos ocasionados por coronavírus.

Embora 223 pessoas estejam classificadas como recuperadas nos dados oficiais da Sesau, é preciso que o isolamento social e as medidas de prevenção sejam mantidas. Por não ter medicamento e vacinas de eficácia comprovadas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) ressalta que o isolamento social é a principal de medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Com pior isolamento entre capitais, Campo Grande tem maior número de casos na região central
Isolamento Social e os casos confirmados (Arte Marcos Ermínio)
Jornal Midiamax