Mato Grosso do Sul registra nesta segunda-feira (13) a pior taxa de isolamento do país, segundo dados divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) na transmissão ao vivo realizada diariamente pelo governo do Estado. São 113 casos confirmados do novo , 12 a mais que este domingo (12), com início da transmissão comunitária, ou seja, quando não é mais possível detectar como a pessoa com o Covid-19 foi contaminada.

Secretário de Saúde, Geraldo Resende informou que espera que os dados alertem as pessoas sobre a necessidade de se manterem isoladas em casa. “Essa falta de isolamento vai refletir nos próximos 14 e 20 dias. As pessoas não estão aderindo as recomendações do Ministério da Saúde. A partir dessa semana, os casos vão se tornar expressivos, aumentando ainda mais no início de maio”, disse.

“A melhor contribuição que cada um pode dar para a sua família e comunidade é não sair. Você pode dar essa contribuição e reverter esse dado que nos envergonha muito, ficando em casa”, reforçou o secretário.

São 969 notificações, com 63 casos ainda em investigação, 781 descartados, 12 excluídos e quatro mortes. Duas delas em . Uma idosa de 71 anos teve a doença confirmada no último sábado e se tratava de uma paciente crônica em tratamento de infecção urinária. Antes de ser transferida, ela deu entrada no dia 11, no CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, queixando-se se dificuldade de respirar. Há 12 dias teria relatado falta de apetite e febre.

A outra é uma idosa de 63 anos que estava internada desde o dia 28 de março no Hospital Miguel Couto, da , na Capital. O óbito foi registrado às 5h40 desta segunda-feira (13). Segundo a nota da Sesau, a idosa era paciente oncológica e fazia tratamento de um câncer de mama.

 

Pior isolamento do país: MS atinge 113 casos de coronavírus com transmissão comunitária

Taxa de isolamento

Com taxa de isolamento atualmente abaixo dos 40% nesta segunda, Mato Grosso do Sul é o pior Estado do Brasil a manter as regras definidas pelo Ministério da Saúde. Fato que nos envergonha, segundo o secretário Geraldo Resende. “É a terra de onde vem o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que faz um excelente trabalho de combate ao coronavírus no país, mas que nos envergonha porque aqui temos a pior taxa de isolamento do país. As pessoas precisam se conscientizar urgentemente”, ressalta.

O Estado derrubou o último lugar de no último sábado, exatamente no dia em que a primeira morte foi confirmada em Campo Grande e quando teve início a transmissão comunitária em Mato Grosso do Sul.

São casos de transmissão do vírus entre a população, ou seja, um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou.

Novos casos

Dos 12 novos casos registrados nesta segunda, está inclusa uma criança de 4 anos e agora, com confirmação de caso em , MS registra 15 municípios com coronavírus. São mais dois casos em , um idoso de 79 anos em Coxim, outros 3 novos casos em Sonora, incluindo a criança de quatro anos, e mais quatro casos em Campo Grande de pessoas de 52, 73 e 54 anos. A idosa que morreu e um homem de 54 anos não têm vínculo com pessoas contaminadas e não tiveram contato com os casos confirmados, apontando a transmissão comunitária no Estado.