Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 360 focos de incêndio em abril, Pantanal tem 40% mais queimadas este ano

Segundo o Governo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a abril de deste ano foi registrado um aumento de 40% nos focos de queimadas na região do Pantanal corumbaense, em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em abril, foram contabilizados mais de 360 focos de incêndio. De acordo com o secretário Jaime […]
Arquivo -

Segundo o Governo de , de janeiro a abril de deste ano foi registrado um aumento de 40% nos focos de queimadas na região do Pantanal corumbaense, em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em abril, foram contabilizados mais de 360 focos de .

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, o aumento dos incêndios estavam previstos para o final do primeiro semestre do ano.  “O que aconteceu em março e vem acontecendo em abril é algo que nós esperávamos que só acontecesse a partir de junho. Nós estamos com indicadores que apontam quase dois meses de antecipação do tempo seco”, explica.

Após quatro dias de combate às queimadas no Pantanal, na região de , os focos de incêndios devem ser controlados ainda nesta sexta-feira (24). Para reduzir os impactos ambientais, o Governo do Estado iniciou uma operação com três aeronaves na última terça-feira (21).

A ação desta sexta-feira (24) abrange a área da Fazenda Santa Tereza, que fica na região norte do município. Na coordenação da força-tarefa, a Semagro (Secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção) e o Corpo de Bombeiros definiram que a prioridade seriam os focos que ficam ao redor da morraria da Serra do Amolar.

Ações de combate

Com mais de 360 focos de incêndio em abril, Pantanal tem 40% mais queimadas este ano
Focos de incêndio no Pantanal.
Foto: Governo do Estado.

O diretor do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo, destaca que o uso de aeronaves foi essencial para o controle dos focos de incêndio. “O lançamento de água e os combates por terra evoluíram para a extinção do fogo, que era muito intenso na região”, explica.

Para equipe que atua no combate do incêndio, foram enviados aviões Air Tractor, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do Distrito Federal, um helicóptero Harpia, da de MS, e cerca de 37 profissionais, entre bombeiros, pilotos e pessoal de apoio. Nesta sexta-feira (24), o Corpo de Bombeiros pediu ajuda aos brigadistas das fazendas afetadas, para realizar o combate terrestre em pontos próximos ao Rio Paraguai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

1797 – Fundação de Miranda

Últimas Notícias

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira

Famosos

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

Babi Cruz pegou os fãs de surpresa ao revelar uma piora na consciência de Arlindo Cruz, que luta contra sequelas de um AVC que sofreu em 2017

Polícia

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Nutricionista chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

O tempo permanece seco em todo o Estado