Duas cidades macrorregiões de Mato Grosso do Sul já registram limite para receber pacientes em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com coronavírus e outras doenças, nesta segunda-feira (14).
Conforme a atualização do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Campo Grande, com 254 leitos de UTI registra 99% da ocupação global dos equipamentos, sendo 45% de pacientes com Covid-19, 6% suspeitos e 48% com outras enfermidades.
A cidade de Corumbá já alcançou 100% na ocupação dos leitos. Atualmente, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) da macrorregião tem 24 leitos de UTI disponíveis, sendo 17 direcionados para tratamento da Covid-19, 7 são custeados pelo Ministério da Saúde e 10 pelo município; e 7 para adultos do SUS (Sistema Único de Saúde), para internados com outras doenças.
Três Lagoas e Dourados também estão em alerta para o aumento de casos expressivos causados pelo vírus, nos últimos dias. Dos 125 leitos de Três Lagoas, 81% estão ocupados e na cidade vizinha, 80% de ocupação total.
Nas últimas 24 horas, o MS obteve mais 683 novos casos confirmados de Covid-19, a média móvel é de 1.247 registros por dia. Durante o período de queda de casos, alguns leitos foram desabilitados e, por isso, MS conta com 152 leitos a menos do que no primeiro pico da pandemia.