Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com isolamento contra o coronavírus abaixo de 40%, secretário alerta para impacto futuro

Ao iniciar a apresentação dos dados de atualização de casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul –que confirmaram 1.489 infectados e 20 óbitos– na manhã deste domingo (31), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, pediu para fazer uma observação: a caminho do Parque dos Poderes, disse ter verificado multidões se aglomerando na […]
Arquivo -

Ao iniciar a apresentação dos dados de atualização de casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul –que confirmaram 1.489 infectados e 20 óbitos– na manhã deste domingo (31), o secretário de Estado de Saúde, , pediu para fazer uma observação: a caminho do Parque dos Poderes, disse ter verificado multidões se aglomerando na região. “Andando, caminhando em grupos, famílias inteiras, inclusive sem o uso das máscaras e, de longe, não estão acreditando que possa acontecer algo com suas famílias”, anotou.

A informação serviu para alertar a população sobre a importância de apoiar o , método até aqui defendido como o mais eficaz para evitar a contaminação pela Covid-19.

No sábado (30), a taxa de isolamento social de Mato Grosso do Sul foi de 39,17%, a quarta mais baixa do Brasil –Goiás (37,93%), Tocantins (38,49%) e Mato Grosso (39,1%) apresentaram índices piores. No outro extremo, o atingiu 50.47%. A média nacional foi de 42,6%.

Os dados constam no site da consultoria In Loco, que monitora a movimentação das pessoas a partir dos sinais de telefones celulares. Em todos os casos, os índices estão abaixo de 60% de adesão da população, percentual considerado o mínimo para o isolamento social surtir efeito.

“Está parecendo que a vida está normal. Na cidade também há grandes concentrações, com o comércio funcionando com regularidade. Queremos mostrar nossa preocupação porque a taxa de isolamento de hoje vai repercutir daqui a 15 dias, assim como os dados de hoje mostram o que era o isolamento 15 dias atrás”, antecipou o secretário, salientando o crescimento “vertiginoso e exponencial”, que a Covid-19 sofre no Estado –indo ao encontro de estudos que apontavam evolução da doença a partir da 20ª semana do ano.

No Estado, 50 dos 79 municípios já registraram casos de Covid-19. Campo Grande (293 casos), Dourados (279), Guia Lopes da Laguna (230), Três Lagoas (144), Fátima do Sul (65), Rio Brilhante (64), (46), Douradina (46), Itaporã (45) e (33) lideram o ranking.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro prorroga trabalhos de conciliação sobre marco temporal

Com aumento de doenças respiratórias, Prefeitura faz reunião neste sábado

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Sergio Moro associa prisão de Collor a Lula e ao PT: ‘Vitória da lei e da Justiça’

Últimas Notícias

Trânsito

Defensoria exige semáforo em cruzamento perigoso do anel viário na BR-163

No Jardim Veraneio de Campo Grande

Polícia

Motorista é preso com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados na MS-164

Apreensão na zona rural de Ponta Porã

Brasil

Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Pasta informou que, neste momento, aguarda parecer técnico

Brasil

Carreta da Justiça atende mais de mil pessoas cidades do interior

1.400 pessoas em Caracol, Guia Lopes da Laguna, Corguinho e Rochedo