Flagrante de uma ambulância da municipalidade de Capitán Bado, no Paraguai, no lado brasileiro da , estacionada em –a 329 km de Campo Grande–, gerou investigações das autoridades de Saúde do país vizinho. O fato foi divulgado nesta quarta-feira (27) pelo jornal ABC Color e chamou a atenção por conta das restrições de circulação entre os dois países decorrentes do novo coronavírus ().

O veículo pertence ao Seme (Serviço de Emergência Médica Ambulatorial) paraguaio e foi flagrada por um internauta. No vídeo, o autor da gravação ainda comenta ser engraçado que médicos não podem atravessar a fronteira para trabalhar, enquanto ocupantes da ambulância, aparentemente, passeavam pela Avenida Marechal Floriano, em Ponta Porã.

O ABC Color constatou que o veículo pertence ao Hospital Distrital de Capitan Bado e atravessou indevidamente a fronteira –que está fechada para conter a circulação da Covid-19. Depois de o Governo do Paraguai decretar o fechamento das fronteiras em meio a uma quarentena rigorosa, que autorizou a reabertura do comércio somente nos últimos dias, o também anunciou o fechamento das fronteiras brasileiras.

Diretor do hospital paraguaio, Juliano Reichard disse estar ciente da situação e que tomaria providências. Segundo ele, há três motoristas na unidade de Saúde, mas o condutor ainda não foi identificado.

O veículo teria levado uma mulher grávida e um paciente do programa nacional de controle do HIV de Capitan Bado a Pedro Juan Caballero, devendo retornar à origem. “Quando a ambulância sai do hospital, não temos como controlar. Cada motorista é responsável, eles sabem que não devem se desviar do seu itinerário. Eles podem parar para comer algo no caminho, mas não podem ficar para fazer compras”, disse.

Até esta quarta-feira, o Paraguai registrou 877 casos confirmados e 11 mortes por coronavírus. No Brasil, são 396.166 infectados e 24.746 mortes.