Com alerta vermelho aceso para o estoque de sangue O positivo e negativo e seguindo as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus (), o Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está agendando as coletas por telefone.

Mesmo com as restrições de isolamento e distanciamento social, a demanda por sangue nos hospitais públicos e privados continua e o Hemocentro é o responsável por esse abastecimento.

Segundo a coordenadora do Hemosul Marli Vavas, é preciso um número adequado todos os dias de doadores. “Precisamos de um número adequado de doadores diariamente. Porque a continua, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias”, destaca.

Além da espontânea, o Hemosul está agendando as doações por telefone como uma das formas de gerenciar o fluxo de pessoas para evitar aglomeração.

Em o agendamento pode ser feito pelos telefones (67) 3312-1516 /) 3312-1529 ou pelo whatsapp (67)99848-3035. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.

O Hemosul destaca que redobrou os cuidados e está seguindo todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Além da higienização frequente dos ambientes, e de materiais de uso coletivo como canetas e pranchetas, no local o espaçamento entre as cadeiras da sala de espera foi limitado a uma distância mínima de 1 metro entre os doadores.

Vale lembrar que, apesar do estoque baixo para os sangues O positivo e negativo, doadores de todas as tipagens sanguíneas são esperados na unidade

O Hemosul de Campo Grande, está localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro, e o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.

No interior do Estado as informações como horário de funcionamento e endereço das unidades estão disponíveis no site do Hemosul.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.