Com estoque baixo, Hemosul está agendando coleta por telefone para evitar aglomeração
Com alerta vermelho aceso para o estoque de sangue O positivo e negativo e seguindo as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus (covid-19), o Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está agendando as coletas por telefone. Mesmo com as restrições de isolamento e distanciamento social, a demanda por sangue nos hospitais públicos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com alerta vermelho aceso para o estoque de sangue O positivo e negativo e seguindo as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus (covid-19), o Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está agendando as coletas por telefone.
Mesmo com as restrições de isolamento e distanciamento social, a demanda por sangue nos hospitais públicos e privados continua e o Hemocentro é o responsável por esse abastecimento.
Segundo a coordenadora do Hemosul Marli Vavas, é preciso um número adequado todos os dias de doadores. “Precisamos de um número adequado de doadores diariamente. Porque a dengue continua, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias”, destaca.
Além da doação espontânea, o Hemosul está agendando as doações por telefone como uma das formas de gerenciar o fluxo de pessoas para evitar aglomeração.
Em Campo Grande o agendamento pode ser feito pelos telefones (67) 3312-1516 /) 3312-1529 ou pelo whatsapp (67)99848-3035. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.
O Hemosul destaca que redobrou os cuidados e está seguindo todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Além da higienização frequente dos ambientes, e de materiais de uso coletivo como canetas e pranchetas, no local o espaçamento entre as cadeiras da sala de espera foi limitado a uma distância mínima de 1 metro entre os doadores.
Vale lembrar que, apesar do estoque baixo para os sangues O positivo e negativo, doadores de todas as tipagens sanguíneas são esperados na unidade
O Hemosul de Campo Grande, está localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro, e o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.
No interior do Estado as informações como horário de funcionamento e endereço das unidades estão disponíveis no site do Hemosul.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.
Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.
Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.