A Prefeitura de divulgou o Protocolo de da rede municipal de ensino, nesta terça-feira (15). O documento prevê a implantação do ensino híbrido a partir de 2021, com aulas a distância e presenciais, seguindo os protocolos de biossegurança.

Para o retorno das aulas, foram elencados 5 eixos que nortearam o plano a ser desenvolvido, sendo: 1- Biossegurança, 2- Pedagógico, 3- Alimentação Escolar, 4- e 5- Normatização.

No eixo biossegurança, o município deverá permanecer pelo menos duas semanas na Bandeira Laranja ou Amarela, no plano de distanciamento controlado; sinalizado pelos órgãos competentes das Secretarias de Saúde: Estadual e Municipal. Na bandeira vermelha as aulas deverão ser suspensas.

Nas turmas com mais de 30 alunos haverá um rodízio de 50% da turma, os alunos terão aulas presencias: Turma A (2ª e 4ª) feira, Turma B (3ª e 5ª) feira, fazendo a cada semana inversão de turmas; 6ª feira será com aulas remotas para as turmas A e B.

Os pais ou responsáveis legais, em comum acordo com a escola, poderão optar no ato da matrícula pela permanência do aluno no ensino remoto.

Para as aulas presenciais as carteiras serão separadas na distância mínima de 1 metro, orientando a mantê-las na mesma direção, observada a distância adequada da mesa do professor com relação às carteiras em sala de aula.

Os alunos deverão receber máscaras e orientações do uso correto e ainda serem orientados a utilizarem garrafas e /ou copos individuais para consumo de água. A entrada e permanência nas dependências da Unidade Escolar devem ser observadas o uso obrigatório de .

Os alunos terão temperaturas aferidas na entrada, por servidores que estarão posicionados nos acessos, se for o caso da unidade escolar possuir mais de um acesso. Os pais ou responsáveis serão orientados a não encaminhar seus filhos com sintomas gripais, e a buscarem os serviços médicos de forma imediata.