Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comércio reabre em Campo Grande com misto de medo de contágio e esperança de faturamento

A reabertura gradual do comércio em Campo Grande deu nova dinâmica ao Centro da cidade na manhã desta segunda-feira (6) e reforça, também, a dúvida se a flexibilização, mesmo com cobrança rigorosa de medidas preventivas são suficientes para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. Nesta manhã, a reportagem flagrou de idosos a famílias […]
Arquivo -

A reabertura gradual do em deu nova dinâmica ao Centro da cidade na manhã desta segunda-feira (6) e reforça, também, a dúvida se a flexibilização, mesmo com cobrança rigorosa de medidas preventivas são suficientes para conter o avanço do novo coronavírus na cidade.

Comércio reabre em Campo Grande com misto de medo de contágio e esperança de faturamento
Foto: Leonardo | Midiamax

Nesta manhã, a reportagem flagrou de idosos a famílias inteiras, com crianças pequenas, circulando pela Rua 14 de Julho, o coração do comércio central da Capital. O cenário claramente desrespeita a orientação municipal, que é manter a quarentena e sair para comprar apenas o necessário, com apenas um representante da família, que também deve estar paramentado de .

Mas, do lado oposto das calçadas, dentro das lojas, comerciantes se dividem entre o medo e a esperança. Medo porque entendem que há exposição ao vírus, que pode ser transportado até a própria casa, mesmo com todos os cuidados. Esperança, porque maior parte dos vendedores que trabalham por ali vivem de comissão.

A gerente de uma grande loja de cosméticos da região central, Fabiane Oliveira, de 36 anos, descreve do que se trata o medo. Com duas filhas e uma mãe de 70 anos, ela descreve a tensão que é voltar a exposição.

Comércio reabre em Campo Grande com misto de medo de contágio e esperança de faturamento
Foto: Leonardo França | Midiamax

“Tomamos as medidas preventivas exigidas no decreto. Cada funcionário recebeu um kit higiene, com máscara, luva e álcool em gel. A entrada na loja também tem restrição, o cliente precisa higienizar as mãos e só pode ficar por 20 minutos, com no máximo 20 clientes na loja”, conta a gerente.

Segundo Fabiane, a loja só reabriu porque todos os funcionários estão paramentados. Quatro deles, a propósito, pediram para estender as férias, o que foi concedido.

“A gente aprova essa reabertura com os cuidados necessários. A maioria é comissionado e depende dessa renda”, pontua.

Um dos points da região central, a loja Planeta Real reabriu com uma dinâmica diferente. Apenas 10 clientes por mês, que são orientados a lavarem as mãos ao entrar.

Comércio reabre em Campo Grande com misto de medo de contágio e esperança de faturamento
Foto: Leonardo França | Midiamax

“Depois que ele faz a compra, a gente higieniza os carrinhos. Temos avisos na loja inteira. Funcionários com máscaras. Temos medo, claro. Tenho três filhos. Mas se a reabertura não acontecesse, muitos ficariam desempregados”, conta o gerente da loja, Pedro Magalhães, de 41 anos.

Outro estabelecimento de cursos de estética também reabriu. A proprietária, Valéria Santos, de 42 anos, destacou que teve que reduzir 30% dos funcionários.

“As aulas foram paralisadas. Estamos vendendo os cursos por telefone e estamos reforçando a higienização para todos. O comércio reaberto é uma esperança e um risco. Diria que essa semana é um teste. Medo eu tenho. Mas, voltamos por necessidade. Se não fosse a questão financeira, a gente não voltaria”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial