Pular para o conteúdo
Cotidiano

Uso obrigatório de máscaras gera segurança e aumenta movimento no Centro

Depois de entrar em vigor o decreto que obriga o uso das máscaras em espaço público e nas ruas da cidade, o centro comercial de Campo Grande lotou na tarde desta sexta-feira (19) com as pessoas obedecendo a nova regra estabelecida pelo prefeito Marquinhos Trad. Se por um lado os comerciantes comemoraram timidamente o crescimento […]
Arquivo -

Depois de entrar em vigor o decreto que obriga o uso das máscaras em espaço público e nas ruas da cidade, o centro comercial de lotou na tarde desta sexta-feira (19) com as pessoas obedecendo a nova regra estabelecida pelo prefeito Marquinhos Trad. Se por um lado os comerciantes comemoraram timidamente o crescimento das vendas, por outro ficam com medo de um novo fechamento.

A reportagem do Jornal Midiamax esteve na e presenciou uma grande movimentação das pessoas, com as lojas aderindo aos planos de biossegurança, medidas de restrição e controlando a entrada dos consumidores com álcool em gel, também fazendo com que os funcionários estejam resguardados utilizando suas máscaras.

A dona de casa Luciana Souza, 33 anos, afirmou que esteve no Centro resolvendo algumas pendências pessoais e aproveitou para fazer umas compras, mas claro, relembrou a importância do cuidado redobrado principalmente com os filhos, de 3 e 5 anos, que também usavam máscaras.

“Vim resolver umas coisas pessoais e já aproveitei para comprar uma geladeira que a minha estragou. Sei que precisamos nos preservar, mas eu não tenho acesso à e fica mais difícil comprar quando a gente não vê o produto, então decidi vir com eles. Estamos nos cuidando sempre, em casa mantendo limpeza, álcool em gel e tudo. Tem coisa que não pode parar porque tem muitos empresários que precisam, só temos que saber nos cuidar”, disse.

Dono de uma loja de vestuário, o empresário Eliel Augusto Santos, 43 anos, explicou que além do plano de biossegurança, sua loja está controlando e verificando a entrada de todos os clientes que entram e saem. Uma das mudanças ocorridas com a é a retirada da oportunidade de provar as roupas, para que não tenha o perigo de contaminar as peças de vestuário.

“Infelizmente a gente acaba perdendo um pouco com isso, mas é melhor que ficar parado. Gradualmente as pessoas vão entendendo, elas esperam na fila, mantém distância, colocamos álcool em gel na entrada e todos os 6 funcionários estão de máscaras, tomando todas as medidas de biossegurança que adotamos”, comentou.

Recuperação é visível, mas novo fechamento assusta

Por outro lado, a gerente de uma loja de sapatos, Rosângela Passos Dutra explicou que sentiu um impacto com o fechamento do comércio nas semanas anteriores e que está encontrando algumas dificuldades para recuperar o tempo perdido. No entanto, a gerente destacou que sente uma pequena melhora com as novas determinações.

“A gente sentiu o impacto dos dias parados, mas estamos nos recuperando. Já deu aumento no movimento e as pessoas estão entendendo todas as medidas adotadas, algumas ainda resistem em usar máscaras, mas aí ela não entra. A gente espera que tudo isso passe logo para nos recuperarmos dessa crise”.

A preocupação entre empresários e donos de estabelecimentos estão principalmente numa possível ação do prefeito em mandar fechar novamente o comércio para reduzir a incidência de casos de coronavírus. O principal motivo é em relação às contas como energia, aluguel e os salários dos funcionários, que já ficaram afetadas no início da pandemia, mas poderia piorar com um possível aumento de infectados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cadeiras de rodas feitas por presos são doadas ao Cotolengo em Campo Grande

Putin liga para Lula e parabeniza pela cúpula do BRICS

‘Jogo do Tigrinho’, MSGás e Flib: deputados aprovaram 11 projetos no retorno do recesso

Ilha na Amazônia virou motivo de disputa entre Colômbia e Peru

Notícias mais lidas agora

hrms julga desvios

Condenados por corrupção, prefeito e ex-diretor do HRMS podem ter que devolver R$ 996 mil

Fala Povo Midiamax nos Bairros Coophasul

Fala Povo estreia neste sábado com gincana, música, e prêmios na grande Coophasul

Emenda da Câmara de Campo Grande reduz pela metade prazo para ingressar no Primt

idosos

Idosos ficam feridos após carro cair em buraco de obra no Bosque das Araras

Últimas Notícias

Cotidiano

Ação garante acesso gratuito ao DIU para 90 mulheres em Campo Grande

Mutirão de atendimentos acontece neste sábado (9), no Centro Especializado Municipal II (Saúde Delas)

Transparência

Presos sem provas em Mato Grosso do Sul são inocentados após decisão de STJ

Eles foram sentenciados a 5 e 6 anos de prisão; recorreram ao Tribunal do Justiça, que confirmou a pena. Agora, conquistaram a liberdade

Mundo

Munição em depósito de armas usado pelo Hezbollah explode no sul do Líbano, matando 6 pessoas

Informações foram confirmadas pelo exército

Brasil

Rede social X critica Alexandre de Moraes e elogia uso da lei Magnitsky por Trump

Em comunicado, a plataforma disse aplaudir "as ações ousadas do governo Trump"