Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com aumento no número de casos e mortes, cresce alerta na região de Paranaíba

Os indicadores do coronavírus estão crescendo de forma acelerada na microrregião de saúde de Paranaíba e o nível de alerta aumenta na região nordeste de Mato Grosso do Sul. Dados de uma pesquisa desenvolvida por professores de três universidades públicas federais apontam que a microrregião de Paranaíba mostrou um rápido avanço em relação à contaminação […]
Arquivo -

Os indicadores do coronavírus estão crescendo de forma acelerada na microrregião de saúde de e o nível de alerta aumenta na região nordeste de Mato Grosso do Sul. Dados de uma pesquisa desenvolvida por professores de três universidades públicas federais apontam que a microrregião de Paranaíba mostrou um rápido avanço em relação à contaminação da população pela doença.

O relatório foi elaborado por pesquisadores da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), (Universidade Federal da Grande Dourados) e UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia). Segundo levantamento, de 08 a 22 de agosto, Aparecida do Taboado registrou 242 novos casos, com aumento de 123%. teve aumento de 91% no número de casos, registrando 80 novos casos no período. O município de Paranaíba e de Inocência registraram aumento de 93 e 06 novos casos, e, portanto, 43% e 20%, respectivamente.

“Esse crescimento da nos municípios da microrregião de saúde de Paranaíba é muito expressivo, considerando que essa microrregião soma menos de cem mil habitantes. É preciso ler e interpretar os dados considerando a exata dimensão do que eles significam para uma análise do processo saúde-doença ser considerada em seu contexto territorial”, alertou o professor Adeir Archanjo da Mota, que é especialista em Geografia da Saúde e professor da UFGD. 

Além dos novos casos, os quatro municípios registraram oito óbitos em duas semanas, sendo dois em cada município dessa microrregião. No período de 1º a 15 de agosto e de 8 a 22 de agosto, Paranaíba passou de 0,69 para 1,25 de índice de morbimortalidade; Aparecida do Taboado mais do que dobrou o índice, passando de 1,95 para 3,92; Cassilândia também registrou aumento, passando de 1,08 para 1,79, respectivamente; e, Inocência cresceu de 0,57 e 1,04, respectivamente.

“Em todo esse período que analisamos – de 18 de julho a 22 de agosto – Aparecida do Taboado e Paranaíba apresentaram crescimento significativo e constante nos níveis de alerta. Já Inocência e Cassilândia apresentaram crescimento, um tímido recuo e voltaram a crescer novamente de 15 a 22 de agosto”, explicou Mauro Henrique da Silva, pesquisador da UFMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão que matou trabalhador de 29 anos ocorreu após motorista bater em anta na BR-262

Premiê francês reforça proposta de cortes de gastos dizendo que são ‘esforços suportáveis’

Presidentes de clubes podem depor em ação que pede destituição da cúpula da FFMS

Preço do boi sobe em MS na terceira semana de suspensão da exportação para os EUA

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Obstrução do PL vai parar indicações de pelo menos 11 diretores de 5 agências no Senado

Últimas Notícias

Brasil

Deputado do PL pede a Moraes licença para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar

Marcelo Moraes (PL-RS) foi o primeiro parlamentar a solicitar autorização para visitar Bolsonaro

Brasil

Fux rejeita prisão domiciliar para Daniel Silveira

Daniel Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão

Transparência

Prefeita de Bataguassu faz acordo com MP para fazer concurso público até 2027

Se descumprir combinado, Wanderleia Caravina terá de pagar multa pessoal diária de R$ 500

Brasil

PR: Homem foge de presídio e furta ônibus rodoviário

Detento estava preso há um ano, por furtar um micro-ônibus