Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com alto índice de leishmaniose e abandono de animais, cidades de MS recebem castramóvel

Mais municípios de Mato Grosso do Sul estão aderindo aos serviços do castramóvel, para evitar abandono de animais e auxiliar na taxa de natalidade dos bichos domésticos. O CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS) informou, nesta quarta-feira (16), que mais 11 cidades do Vale de Ivinhema contam com o novo atendimento. Os municípios […]
Arquivo -

Mais municípios de estão aderindo aos serviços do castramóvel, para evitar abandono de animais e auxiliar na taxa de natalidade dos bichos domésticos. O (Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS) informou, nesta quarta-feira (16), que mais 11 cidades do Vale de Ivinhema contam com o novo atendimento.

Os municípios que devem receber os serviços, que já começaram na segunda-feira (14), são: Anaurilândia, Angélica, Batayporã, , Brasilândia, Ivinhema, Glória de Dourados, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita e .

“De modo geral, para realizar um programa de controle populacional no município, faz-se necessário submeter o projeto ao CRMV-MS do com antecedência mínima de 60 dias ao início previsto para a execução das atividades, as quais só poderão ocorrer após a aprovação. É obrigatório que a ação tenha um médico-veterinário RT (Responsável Técnico), com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) homologada”, disse o presidente do conselho Rodrigo Piva.

A unidade móvel é equipada com sala de pré-operatório, centro cirúrgico, sala de pós-operatório e higienização, armário, espaço para recuperação, ar-condicionado, balança e macas. O castramóvel foi adquirido com recursos indenizatórios do município de Bataguassu que somam mais de R$ 142 mil.

“Uma das formas de se conter o alto índice de contaminação é o controle da população canina. Pois, muitas famílias acabam abandonando os filhotes de seus animais pela falta de condições em manter os pets, ainda mais se contraem a ”, explica a secretária municipal de Saúde de Bataguassu, Maria Angélica Benetasso.

Para o procedimento de castração, serão feitas a triagem e classificação do animal. A cirurgia para retirada dos testículos dos machos e do útero e trompas, no caso das fêmeas, só pode ser feita após o proprietário assinar um termo de responsabilidade. No início do projeto serão realizadas apenas cirurgias em cães machos e futuramente, em uma segunda etapa, em fêmeas e felinos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bruna Biancardi revela reação de Neymar com segunda gravidez: ‘Chororô’

Campo Grande abre processo seletivo com 226 vagas para as áreas da saúde e direito

‘Era meu braço direito’, diz pai de homem assassinado a tiros no Aero Rancho

Acusado de matar ex-mulher na frente do filho Dourados é condenado a 21 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

Filho que matou a própria mãe com golpes de pá em Campo Grande fica em silêncio em audiência

viciado em mentir para os passageiros 23

‘Viciado em mentir para os passageiros’, motorista de aplicativo confessa seu verdadeiro intuito

Últimas Notícias

Transparência

MP pede suspensão de licenciamentos de construções no entorno do Parque dos Poderes

Recomendação foi enviada para a prefeitura de Campo Grande, após audiência pública discutir impactos ambientais na região

Polícia

Operação da Polícia Federal prende 20 foragidos da Justiça em um único dia em MS

Foragidos foram presos nesta terça-feira (8)

Cotidiano

Em dia de evento, acidente deixa parte de Inocência sem energia elétrica

Cidade de 8 mil habitantes recebe autoridades estaduais e federais nesta quarta-feira

Brasil

Voo de Belém-Macapá tem duração de 5h

Condições climáticas afetaram o pouso da aeronave, que ficou sobrevoando até aterrissar