Apenas 60% dos de retomaram as atividades nesta segunda-feira (6), em Campo Grande. Os outros 40% são de shoppings, galerias, academias e outros, ainda precisam que o processo de reabertura seja liberado por decreto municipal.

Com redução de lucro, para evitar a demissão em massa, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) montou uma equipe jurídica para tirar dúvidas burocráticas de empresários neste período sem lucro por conta da do (Covid-19).

Conforme o presidente da CDL, Adelaido Vila, o empresário retornou as atividades com ânimo e expectativa de retomar o faturamento. Seguindo as normas da Vigilância Sanitária, o número de clientes dentro das lojas foi reduzido para evitar aglomeração, com isso alguns clientes não esperavam e iam embora. O fluxo de cliente pode reduzir no faturamento, com isso, ele pede consciência e paciência do consumidor neste período.

“Estamos tendo resultado acima do esperado. Percebemos que mesmo com medidas sanitárias de segurança, é possível fazer as coisas com resultado positivo. É um momento de muito aprendizado. Estamos tentando evitar a dispensa de trabalhadores usando a medida provisória do governo federal, e, caso ele tenha que diminuir a quantidade de hora trabalhada, o governo vai honrar com que foi reduzido. A equipe jurídica da CDL está ajudando empresários para tentar desburocratizar essa situação, porque tem uma série de procedimentos, muitas dúvidas. Aqueles que tiverem dúvidas é só entrar em contato conosco”, disse.

Outra grande preocupação da Câmara é com o microempresário. Cerca de 88% dos cadastros na Capital são de autônomos e pequenas empresas. “O prefeito e o governador precisam olhar para esse setor que movimenta a economia da cidade, gera emprego e renda, criando medidas que auxilie para que o comércio de Campo Grande, que vem enfrentando crises econômicas, obras na região central e pandemia não morra após mais este período difícil”, finaliza.

O telefone de apoio da CDL é o (67) 3320-4000.