Enquanto o Ministério da Saúde não autoriza a liberação de verba para contratar mais leitos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento do coronavírus (Covid-19), o município tem apenas 2 vagas disponíveis. As informações constam no ‘Painel Mais Saúde’, do governo do Estado e os dados foram atualizados nesta segunda-feira (30) pelos sete hospitais que recebem pacientes com a doença.

Conforme os dados, o HRMS ( Regional de Mato Grosso do Sul), por exemplo, já tem mais pacientes que vagas. São 54 leitos UTI disponíveis para o tratamento de Covid-19 e o hospital informou hoje ter 67 pacientes em UTI. Conforme o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, o Regional recebe os pacientes e encaminha para outras unidades. Portanto, esse excedente deve ser redistribuído para outras unidades que ainda possuem leitos disponíveis.

No Hospital da Unimed a situação é parecida. As 30 vagas de UTI para Covid-19 estão ocupadas e, na semana passada, leitor informou que a avó estava em uma fila de 8 pessoas aguardando uma vaga na unidade para pacientes graves com a doença. O Proncor também está com 100% de lotação de suas 10 vagas UTI para contaminados com coronavírus.

Ainda é possível encontrar vagas em UTI – antes do encaminhamento de pacientes do HRMS – na Clínica Campo Grande (2 vagas), Adventisa do Pênfigo (5 vagas) e (6 vagas).

Mais leitos

Conforme explicou o titular da , José Mauro Filho, nas últimas semanas, o município transformou 65 leitos UTI em não Covid-19, ou seja: para pacientes com outras enfermidades. “Agora temos necessidade de ter mais leitos. Nós temos capacidade de transformar leitos não Covid-19 para leitos Covid-19. Vai ser de acordo com a necessidade, mas pode chegar a 332 [número de leitos UTI Covid-19 em Campo Grande]”.

Entretanto, a ativação desses leitos precisa da verba do Ministério da Saúde, que foi solicitada semana passada pelo município, através do senador Nelsinho Trad (PSD). Por enquanto, ainda não houve uma resposta do órgão federal.