Mato Grosso do Sul chegou ao pico da e tem uma média móvel de 1.247 casos de por dia. Com o aumento de casos, o número de internações também sobe e a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid chega a 100%. Durante o período de queda de casos, alguns leitos foram desabilitados e, por isso, MS conta com 152 leitos a menos do que no primeiro pico da pandemia.

Dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que MS tem 217 leitos de UTI adulto e 9 leitos pediátricos para pacientes com coronavírus. O número é inferior ao registrado meses atrás. A SES afirma que Mato Grosso do Sul teve 369 leitos de UTI Covid adulto durante o primeiro pico da pandemia de coronavírus. Ou seja, o Estado tem 152 leitos a menos em comparação com o que tinha no primeiro pico da doença.

Mas, afinal, por que houve a desativação dos leitos? A desabilitação dos leitos aconteceu em um período em que os dados eram positivos para Mato Grosso do Sul. O número de casos, de mortes e a taxa de contágio estavam em queda. Porém, o número de casos voltou a crescer em novembro e agora MS enfrenta o pico da pandemia, com mais de mil casos por dia e uma média móvel de 15,4 óbitos por dia, a maior desde setembro.

Para resolver a situação, a Secretaria de Saúde tem buscado a habilitação de novos leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde. A SES explica que foram habilitados recentemente 68 novos leitos. Foram 10 leitos para a Santa Casa de Campo Grande; 25 para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul; 5 para o ; 8 para Fundação Serviço de Saúde de Nova Andradina; 5 para a Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba; 10 para o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã e mais 5 para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas.

Além disso, a Secretaria aguarda a habilitação de mais 56 leitos de UTI para pacientes com coronavírus: 5 leitos para a Clínica Campo Grande; 10 leitos para a Santa Casa de Corumbá; 5 leitos da Santa Casa de ; 5 leitos do Hospital Municipal de ; 5 leitos do Hospital Regional de Coxim; 10 leitos do Hospital da Vida de Dourados, 10 leitos Hospital regional de Ponta Porã e mais 6 leitos do Hospital Marechal Rondon de .

Os dados mostram que há uma tentativa de recuperar os leitos ‘perdidos', para que MS volte ao patamar que se encontrava na primeira fase da pandemia. Se contabilizarmos os 68 leitos habilitados e os 56 que aguardam habilitação do Ministério da Saúde aos 217 leitos existentes, Mato Grosso do Sul pode chegar a 341 leitos de UTI Covid.