Pular para o conteúdo
Cotidiano

Classificado por grupos e com regras, comércio de Campo Grande reabre dia 6

Em Campo Grande, a volta gradual do comércio começa na próxima segunda-feira (6). Apenas estabelecimentos classificados pela prefeitura em escala que vai de 0 a 5 poderão retornar às atividades, durante a pandemia do coronavírus. Inicialmente, o comércio do Centro, por exemplo, vai funcionar das 9h às 16h30. A íntegra do decreto do município com […]
Arquivo -

Em , a volta gradual do comércio começa na próxima segunda-feira (6). Apenas estabelecimentos classificados pela prefeitura em escala que vai de 0 a 5 poderão retornar às atividades, durante a pandemia do coronavírus. Inicialmente, o comércio do Centro, por exemplo, vai funcionar das 9h às 16h30.

A íntegra do decreto do município com listagem e pontuação de casa setor está disponível neste link, na edição extra desta sexta-feira, a partir da página 3.

Segundo o secretário da Semadur ( Secretaria Municipal do e Gestão Urbana), Luiz Eduardo Costa, o plano de diretrizes do enfrentamento do Covid-19 nas atividades comerciais em Campo Grande foi realizado pensando no regramento e separação para as atividades econômicas.

O novo decreto diz respeito às atividades ainda não definidas por decretos anteriores e consideradas como não essenciais. “Foi assim que começamos a entender se o estabelecimento é de fato um que pode ter controle, ou precisa de estudos muito mais aprofundados”, comenta Luiz.

Classificação do comércio

Segundo o secretário, as atividades foram definidas “de zero a cinco, sendo que cinco é esse estabelecimento que pode ser aberto”. O grupo quatro e cinco poderão retornar às atividades, com regras e restrições, a partir do dia 06 de abril, das 09 às 16h30.

Os grupos três e dois estão autorizados a funcionar a partir do dia 13 de abril. E os grupos um e zero estão proibidos de retornarem às atividades, devido ao baixo índice de controle da contaminação do coronavírus. “Só tem uma forma de abrir o comércio, terá que apresentar um plano assinado por DRT, que será avaliado por outro grupo técnico a possibilidade de abrir”, explica o secretário, sobre os grupos classificados como um e zero.

Conforme o decreto do município, seguem proibidos de funcionar escolas públicas e privadas, atividade presencial de universidades, eventos, cursos e excursões, boates, shows e eventos culturais, academias e clubes de em geral, shoppings centers e bares.

Cumprimento dos decretos

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) pede para que a população “só saia para consumir em locais que estão cumprindo todos os regramentos que foram dados por nós, que foram formulados por uma equipe”. Ele afirma que a prefeitura de Campo Grande irá exigir que os estabelecimentos cumpram as medidas decretadas.

Para isso, Marquinhos explica que estão sendo chamados “todos os mil e pouco agentes de saúde, endemia ou sanitários, para sair às ruas e dar o andamento efetivo dos nossos decretos”. Luiz lembra que “a pessoa que vai usar a cidade tem que planejar” e pede para que os campo-grandenses “fiquem em casa, se tiver que sair, que seja planejado e com segurança”.

Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito afirmou que dúvidas de em relação à reabertura do comércio poderão ser tiradas no telefone 4042-1323.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Irmão de Beto Pereira pede para deixar cargo de adjunto da Setesc

ônibus

VÍDEO: Motorista de ônibus do Consórcio Guaicurus é flagrado jogando bets e dirigindo em Campo Grande

A próxima etapa será a entrega dos equipamentos tecnológicos às unidades de saúde

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Secretaria de educação divulga resultado de seleção para auxiliar pedagógico; confira

Últimas Notícias

Famosos

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

Thales Bretas selecionou três itens de luxo do ator Paulo Gustavo para um leilão beneficente; confira quais são os objetos

MidiaMAIS

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

Objetos estavam no carro do ex-goleiro Bruno Fernandes quando foram apreendidos

Polícia

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Homem devia R$ 1,2 mil aos autores

Polícia

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

O crime estaria relacionado à disputa por pontos de tráfico de drogas