No mesmo dia em que registrou mais 2 mortes causadas pelo novo (totalizando 8 desde o início da pandemia), a Prefeitura de –a 120 km de Campo Grande– baixou nesta sexta-feira (4) um novo decreto sobre as medidas preventivas adotadas contra a doença.

As ações incluem a prorrogação, até 17 de setembro, do toque de recolher, e até o dia 22 da suspensão das aulas na rede municipal de Educação; e limitação a 15 pessoas em reuniões como festas.

Ao mesmo tempo, o expediente nas repartições públicas continuará restrito ao horário das 7h às 13h, com regras para servidores do grupo de rsico. Por outro lado, a administração são-gabrielense liberou a realização de aulas presenciais nos projetos culturais, artísticos e esportivos da cidade.

Conforme o decreto, o toque de recolher das 22h às 5h continuará em vigor até 17 de setembro. A suspensão das aulas presenciais em escolas e creches da rede municipal ficam suspensas até cinco dias depois. A rede particular da cidade já foi autorizada a funcionar.

A Secretaria Municipal de Educação deverá readequar a carga horária dos servidores, de forma que não haja prejuízo.

Prefeitura de São Gabriel do Oeste mantém jornada de servidores reduzida

Foi prorrogado também até 22 de setembro o regime de home office para servidoras municipais gestantes e aqueles que são portadores de doenças crônicas com risco de mortalidade agravado pela Covid-19. Funcionários públicos com mais de 60 anos poderão optar em continuar em teletrabalho, seguindo orientações dos supeeriores, ou voltar ao órgão vinculado (mediante requerimento).

A jornada reduzida das 7h às 13h continuará valendo até o dia 22, exceto para servidores do grupo de risco. Servidores das áreas de Saúde, Infraestrutura e Trânsito e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que praticam serviços essenciais, terão as jornadas mantidas. Os responsáveis por secretarias e autarquias poderão ajustar o sistema de trabalho.

Projetos culturais e artísticos poderão retomar aulas, mas com medidas de prevenção

O retorno das aulas nos projetos culturais e artísticos realizados por entidades via parcerias deve seguir medidas obrigatórias, como uso de máscaras por crianças com mais de 4 anos, funcionários e demais pessoas que ficarem no local das atividades; aferição de temperatura corporal; proibção de frequentadores com sintomas gripais; redução no número de alunos e distanciamento mínimo de 2 metros entre eles; higienização e fornecimento de sanitizantes aos usuários; manter o local arejado; e divulgar informações sobre a prevenção à Covid-19.

A prática de esportes em estabelecimentos privados também foi autorizada sob regras semelhantes: fornecimento de sanitizantes e aferição de temperatura, proibição de praticantes com febre, higienização e divulgação de meios de prevenção do coronavírus.

Outras regras específicas incluem a redução do tempo de prática de atividades esportivas coletivas, proibição de compartilhamento de itens pessoais (copos, canecas e toalhas, por exemplo) e respeito ao toque de recolher. Pessoas que não realizarem a prática esportiva estão proibidas nesses locais.

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste também determinou que bebedouros de pressão tenham as torneiras a jato lacradas e não se consuma água diretamente dos aparelhos.

Outra orientação é que reuniões privadas como festas de aniversário, casamentos, bodas e outras reúnam no máximo 15 pessoas me ocorram ao ar livre, com distanciamento de 2 metros entre os participantes, uso de máscaras e medidas de higiene.

O descumprimento às medidas poderá resultar na interdição e cassação da licença de estabelecimento ou multas.

Nesta manhã, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste confirmou mais 2 mortes causadas pela Covid-19, elevando para 8 o total de óbitos decorrentes da doença na cidade: uma mulher de 39 anos, que deu entrada no Hospital Municipal de Madrugada; e um homem de 72 anos que estava internado na Santa Casa de Campo Grande e sofria de hipertensão.

São Gabriel do Oeste totaliza 815 infectados pela Covid-19, com 689 recuperados.