Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cidade de MS libera atendimento noturno no comércio e prática de esportes com restrições

Orientações dizem que canchas de bocha podem ter até 8 pessoas e jogos de voleibol, 16. Comércio poderá funcionar até as 22h.
Arquivo -

Um dos primeiros focos de surtos de coronavírus em prepara a retomada das atividades comerciais no período noturno e da prática esportiva, mediante restrições. Decreto baixado pela Prefeitura de –a 312 km de – nesta terça-feira flexibiliza o funcionamento dos estabelecimentos e de outras atividades em meio à pandemia de Covid-19.

Até o momento, Batayporã registrou 58 casos de coronavírus, com 3 óbitos –2 deles no início de abril, pouco depois de o vírus “desembarcar” em Mato Grosso do Sul. A cidade é uma das 59 que o Programa Prosseguir, do Governo do Estado, qualificou como de Grau Alto quanto ao risco de contágio, sendo recomendadas a manutenção apenas de atividades essenciais e das não essenciais de baixo risco –um novo mapa de situação deve ser divulgado até quinta-feira (30), embora as orientações não sejam obrigatórias para as cidades.

Apesar da reabertura gradual, a administração de Batayporã pede “o empenho de toda a população” para um retorno “seguro e consciente”.

As medidas entraram em vigor nesta terça-feira e valerão até 31 de agosto. Pelo decreto 67/2020, lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, conveniências, sorveterias e similares voltarão a funcionar sob condições especiais: o atendimento será das 5h às 22h, com consumo no local em mesas com até 4 assentos e a 2 metros umas das outras e lotação máxima de 50% da capacidade do ambiente.

Dos estabelecimentos, ainda será exigida obediência aos protocolos e medidas de segurança, como distanciamento social mínimo de 1 metro entre as pessoas, uso de máscara e sanitização das mãos com álcool 70%.

O na cidade será das 22h às 5h, excluindo profissionais de Saúde e Segurança Pública, atendimentos em situação de emergência ou outra questão justificada, sob pena de condução do infrator ao endereço.

Esportes como voleibol e bocha serão liberados, desde que ao ar livre e sem aglomerações, com distanciamento social e procedimentos de higiene e sanitários. Contudo, é vedada a participação de atletas com mais de 60 anos e dos grupos de risco para o coronavírus –no caso da bocha, podem participar até 4 pessoas no entorno da cancha e 4 jogando; e no do voleibol serão 10 no entorno e 6 jogadores.

Por outro lado, festas e encontros familiares, entre outros que gerem aglomerações, continuam proibidos.

A administração municipal prestará atendimento das 7h às 13h –exceto nas áreas de Segurança Pública, Saúde e Limpeza Pública–, com funcionários públicos a no mínimo 2 metros uns dos outros e álcool gel à disposição, bem como higienização constante de ambientes comuns. Servidores com mais de 60 anos, gestantes e lactantes, além de portadores de doenças crônicas, devem seguir as orientações do decreto 45/2020.

O atendimento presencial à população só ocorrerá em extrema urgência, se não puder ser prestado por telefone ou e-mail. As repartições públicas também tiveram a capacidade de público limitada a 50%. Em caso de filas, o responsável pelo setor deve as organizar com distância mínima de 2 metros entre os usuários.

Infrações serão apuradas e estarão sujeitas a sanções cíveis e criminais, com a fiscalização sendo realizada por ao lado das Polícias Militar e Civil, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e demais autoridades competentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Carmen

Homem matou namorada trans para não assumir relação, diz polícia

VÍDEO: Durante perseguição, PM apreende mais de 2 t de maconha em carros furtados

SC avança em restrições a criação de pit bulls; veja quais são as regras em MS

Bêbado, jovem bate a cabeça da própria mãe contra a parede e acaba preso

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Atenção, pais: confiram os acidentes mais frequentes durante as férias escolares e como se prevenir

Últimas Notícias

Polícia

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Jovem disse que pegou duas malas com drogas em Corumbá e receberia R$ 1 mil pela entrega em SP

Política

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores)

Emprego e Concurso

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Inocência recebe a quinta planta de fábrica de Celulose em Mato Grosso do Sul

Polícia

Homem é preso após atirar para o alto e resistir à abordagem policial em Dourados

Homem foi preso com arma de fogo de calibre .38 e um coldre, com quatro cápsulas deflagradas e uma intacta