Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cidade de MS decreta situação de emergência por epidemia da dengue

A cidade de Brasilândia, distante a 383 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de emergência por conta da epidemia da dengue que assola a população. Na última atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, houve 246 notificações da doença e 68 casos foram confirmados. A vigência do decreto passou a valer desde a […]
Arquivo -

A cidade de , distante a 383 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de emergência por conta da epidemia da dengue que assola a população. Na última atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, houve 246 notificações da doença e 68 casos foram confirmados.

A vigência do decreto passou a valer desde a última quarta-feira (29) e se estenderá por mais 180 dias, de acordo com o Diário Oficial do município. Ainda segundo o decreto, está autorizado “a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário”.

Segundo a Prefeitura de Brasilândia, desde o final do ano passado houve um aumento nas chuvas que colaboraram para a eclosão de ovos do Aedes aegypti. O índice de infestação predial na cidade está em 5.6%, além do preconizado pelo Ministério da Saúde que prevê até 1%, colocando Brasilândia em grau de alto risco.

“Estamos no processo de tramitação na contratação de uma empresa para ajudar a nossa equipe em fazer as limpezas dos terrenos baldios. Só a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Departamento de Controle de Vetores não é o suficiente”, disse o prefeito Antonio Thiago, em entrevista para a rádio FM Cidade.

Notificações em MS

Em uma semana, as notificações em praticamente dobraram. Na quarta-feira (22), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou o boletim epidemiológico mostrando 3.195 notificações, enquanto na última atualização divulgada nesta quarta (29), as notificações subiram para 6.126.

Mortes por dengue

Mato Grosso do Sul registra seis mortes pela doença neste ano de 2020. A primeira morte pela doença foi registrada em Corumbá, onde um homem, de 29 anos faleceu no dia 9 de janeiro. O outro óbito confirmado foi de um homem, de 30 anos que veio a falecer no dia 12 de janeiro em Campo Grande.

Em Sete Quedas, um adolescente de 17 anos morreu no dia 10 de janeiro e foi a terceira vítima da doença. A quarta vítima, confirmada há uma semana, foi uma mulher, de 67 anos e residente de , que foi a óbito no dia 15 de janeiro por dengue hemorrágica.

A nova vítima é Célia Alves, de 52 anos moradora de Nova Andradina e que foi confirmada nesta terça (28) pela Vigilância Epidemiológica da cidade. A segunda vítima, ainda não identificada, foi um idoso de 85 anos que morreu na última quarta-feira (22) e que possuía e hipertensão como comorbidades.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Igor Cabral é transferido para presídio após dar mais de 60 socos na namorada

Gerson aposentados presidente alems assembleia carne

Missão Ásia e projetos econômicos são destaques do 2º semestre, diz Gerson Claro

SP: Mulher morre carbonizada durante incêndio em comunidade sobre palafitas

Com mais fins de semanas, agosto já desespera os brasileiros: ‘Vai faltar salário e sobrar dias’

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Confira o que cada time precisa fazer no jogo de volta das oitavas para seguir na Copa do Brasil

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cidade de Maria recebe fiéis para 23ª Festa de Nossa Senhora da Abadia em Campo Grande

Vila Morena se transforma em Cidade de Maria para receber fiéis, entre os dias 15 e 24 de agosto

Conteúdo de Marca

Shih-tzu: a raça de cães dóceis, companheiros e cheios de personalidade

Por: Bruna Bozano

Cotidiano

Associação vai selecionar pacientes para receberem implante dentário

Ficou interessado? Confira como se candidatar

Polícia

Morto em confronto com o Garras no interior de MS era membro de facção criminosa

‘Pingo’ tinha passagens por roubo, homicídio, posse de arma de fogo, tráfico de drogas, lesão corporal e ameaça