Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuvas devem durar até novembro em MS e incêndios no Pantanal podem ser extintos

O relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) divulgado nesta quinta-feira (15) aponta que as chuvas serão frequentes e significativas, durante o mês de outubro e devem durar até novembro em Mato Grosso do Sul. Além disso, a umidade deve ajudar na extinção de focos de queimadas no Pantanal. De acordo com […]
Arquivo -

O relatório do (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) divulgado nesta quinta-feira (15) aponta que as chuvas serão frequentes e significativas, durante o mês de outubro e devem durar até novembro em Mato Grosso do Sul. Além disso, a umidade deve ajudar na extinção de focos de .

De acordo com a coordenadora do Cemtec, Francine Rodrigues, a projeção mostra que as chuvas chegam a estabilidade anual. A notícia tão esperada aponta que os níveis da umidade do ar alcançam a segunda fase de chuvas gradativas e intensas.

“Tivemos algumas surpresas como áreas de instabilidade muito intensificadas que provocaram granizo e raios ontem (14). Essa é a principal característica do início das chuvas de primavera. Ela passou a ser significativa já no dia 13. As nuvens carregadas estavam concentradas na região centro-sul, e agora começam a se espalhar por MS”, explica.

Conforme o indicador, as nuvens carregadas começam a se expandir, porém, o alerta é para intensidade de rajadas de vendo, queda de granizo e raios, o que pode causar incidência de incêndios florestais, pois o solo ainda está seco.

Chuvas devem durar até novembro em MS e incêndios no Pantanal podem ser extintos
Monitoramento aponta chuvas intensas. (Foto: Reprodução)

“De 15 a 23 de outubro, o mapa mostra bons acumulados em torno de 50 mm em MS, e concentração de chuva na região pantaneira. Esperamos que as condições se revolvam nesse período. De 23 a 31 de outubro a intensidade de chuva aumenta mais ainda, variando até 100 mm. Mesmo com as chuvas, a preocupação é de que se a chuva iria continuar, mas as estimativas mostram que continuam até meados de novembro”.

A estabilização da fase de chuvas gradativas traz um alívio aos combates no Pantanal. Ainda na tarde de hoje, poucos pontos de queimada estavam ativos em , Corumbá e , porém, uma intensa chuva chegou na tarde e extinguiu os focos.

“O combate muda em função da meteorologia, a chuva vem para resolver a situação, tanto de focos de calor, como de área queimada, que impactam na nossa operação. Não será com essas primeiras chuvas que deixa a vegetação úmida e segura, precisamos de chuva de, pelo menos, uma semana”, disse o tenente coronel Moreira.

Conforme o secretário da Semagro (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, embora a previsão seja otimista, as equipes e aeronaves devem permanecer nos locais de combate para monitorar as áreas e evitar possíveis retornos de incêndios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Dólar tem leve queda com negociações entre China e EUA no radar e fecha a R$ 5,6548

Nota do Sindicato Rural de Dourados

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Vista de rua de Camapuã. Prefeitura suspendeu temporariamente cobrança da taxa de coleta de lixo

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Últimas Notícias

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União

Cotidiano

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Alta probabilidade de granizo para seis departamentos do País

Esportes

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

A Copa do Brasil feminina terá ao todo oito fases

Cotidiano

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Vídeo nas redes sociais mostram árvores caídas na BR-376