A que caiu em algumas cidades de desde a última segunda-feira (12) já fez a umidade relativa do ar melhorar, de acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Para esta quarta-feira (14), a previsão é de céu nublado a encoberto com possibilidade para pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado.

Para as cidades que chegaram a registrar umidade em 8%, conforme o Centro de Monitoramento, a variação nesta quarta da umidade relativa do ar está estimada entre 40% a 80% ao longo do dia. O vento fica fraco a moderado em todas as regiões do Estado com possibilidade de rajadas nas regiões pantaneira, sudoeste, sul e central.

As temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 20°C a 37°C e na Capital a variação está estimada em 24°C a 32°C.

O Cemtec informou que há risco de chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo. As primeiras chuvas da primavera normalmente são rápidas, intensas e de rápida dissipação, podendo causar prejuízos à população.

Recomendações

Em caso de ventos fortes: não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. Em caso de chuvas fortes: jamais permita que alguém suba nos telhados após a chuva, há risco de queda; não enfrente pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias, procure rotas alternativas; se estiver no trânsito, procure lugar seguro e espere a chuva passar. Caso não conseguir, dirija sempre devagar, acenda farol baixo, mantenha distância de veículos a sua frente.

Em caso de raios: evite estar em local aberto; não se abrigue embaixo de árvores; não esteja próximo a cercas de metal; esteja calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; não se abrigue embaixo de estruturas metálicas. Em caso de granizo: colocar papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro. Isso evita que, em caso ocorra quebra do vidro por granizo, os cacos machuquem ocupantes. Após a chuva de granizo, o piso fica escorregadio, recomenda-se cuidado ao se deslocar.