Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chegada do friozinho e tempo seco contribuem para doenças respiratórias, diz especialista

A chegada de uma frente fria a Mato Grosso do Sul fará com que as temperaturas sofram uma queda durante a semana, podendo chegar aos 15°C em alguns municípios. Com a chegada desse friozinho e a atual situação pandêmica, deixa muitas pessoas preocupadas com o possível aumento de contágio do novo coronavírus (Covid-19). O outono […]
Arquivo -

A chegada de uma frente fria a fará com que as temperaturas sofram uma queda durante a semana, podendo chegar aos 15°C em alguns municípios. Com a chegada desse friozinho e a atual situação pandêmica, deixa muitas pessoas preocupadas com o possível aumento de contágio do novo ().

O outono começou no dia 20 de março, mas nesta semana a preocupação com gripes, resfriados e doenças respiratórias aumenta, conforme informações de alguns estudos preliminares, os vírus que provocam os quadros respiratórios, inclusive o da Covid-19, se movimentam melhor no clima frio e seco, como tende a ser a estação.

Segundo o médico pneumologista Henrique Ferreira de Brito o outono e o inverno, sempre é uma situação que tem impacto na saúde, principalmente na saúde respiratória. “Tanto pela troca da estação, mudança na temperatura, mas também porque temos um inverno seco, por isso as pessoas manifestam mais as doenças respiratórias”, explicou.

Ele ainda explica que com o tempo frio, a tendência é manter os ambientes menos arejados e pelo nosso instinto acabamos ficando mais próximos um do outro para se manter aquecido. “Nós não temos um inverno tão rigoroso, mas mesmo assim temos o frio e o tempo seco que é o grande vilão. Porque o ar precisa estar umidificado para chegar com qualidade nos nossos pulmões, principalmente para facilitar nossa defesa respiratória aos fatores externos”, afirma.

“Com esse ar externo mais ressecado e a ingestão de menos água durante a estação, temos uma tendência ao ressecamento da mucosa. Tanto por ingerir menos água quanto pelo ar externo ressecado, que fica com sua função comprometida de defesa”, completa.

Conforme o especialista, a mucosa ressecada perde a adesão e acaba diminuindo a defesa contra os agressores externos. “Como funciona, a mucosa úmida  cola o agressor externo – vírus, bactérias, ácaros, poeira –  e as imunoglobulinas, nossos defensores, neutralizam o agressor. A mucosa ressecada perde essa função de defesa e não deixa o ar úmido e aquecido irritando e fragilizando nosso sistema respiratório de forma geral. Por isso ficamos mais suscetíveis a esses quadros respiratórios infecciosos”, detalha.

Sobre o coronavírus, doutor Henrique lembra que ele também é um vírus que agride o sistema respiratório e por isso esse clima acaba sendo favorável ao contágio também. “O coronavírus é um vírus que causa um quadro respiratório desde um quadro gripal mais leve até uma pneumonia mais intensa como temos visto e entra nessa situação. O vírus gosta do frio e do seco”, destaca.

Para se prevenir, o pneumologista lembra que é importante manter uma alimentação saudável, beber bastante água, os ambientes devem estar arejados e procurar manter ar úmido usando umidificadores e até mesmo toalhas molhadas ou outros artifícios ajuda a evitar o contágio e a manifestação de quadros respiratórios durante o período.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças