Arroz carreteiro no domingo, sobá na aos sábados, café da manhã com chipa quentinha e o lanche da tarde com uma sopa paraguaia. Esses são alguns dos pratos típicos sul-mato-grossenses que fazem parte da vida do campo-grandense. A vontade de sentir o gostinho e o sentimento desses costumes é tanta que nem a conseguiu acabar com as tradições.

Isso porque é possível pedir qualquer comida típica direto do celular e receber na própria casa, mantendo o isolamento social. A procura por pratos típicos é um misto de busca por sabor e reviver lembranças. Quem garante isto é o fisioterapeuta Raphael Quevedo, de 31 anos, que junto com a família começar um empreendimento de sopas paraguaias com a chegada da pandemia.

Devido ao cenário pandêmico, ele, dois irmãos e a mãe, todos com descendência paraguaia, aproveitaram para comercializar sopas paraguaias com a receita de família. “Sempre fizemos sopa paraguaia, vem de muitas gerações, então a gente aproveitou o momento de e que paramos de trabalhar um pouco, para iniciar as vendas”. 

Tradição aliada a união

Aberta desde 19 de abril, a Señor Hernando Sopa Paraguaia é um empreendimento que já começou com serviço delivery e todas as biosseguranças necessárias durante a pandemia. Atualmente o serviço funciona com encomendas pelas redes sociais ou telefone. Além de manter a união da família que faz as tradicionais sopas, as vendas levam este sentimento para os clientes.

Embora façam entregas em todos os horários, Raphael afirma que o final da tarde é o preferido dos campo-grandenses. “Como a gente começa a fazer a tarde, elas já pedem no final da tarde mesmo e a gente já adaptou para chegar bem quentinha”, explica. 

Então, mesmo com pouco tempo de funcionamento, Raphael destaca que os clientes sempre comentam que o cheiro da sopa é nostálgico e gera felicidade. Assim, lembra com carinho da história que mais marcou a família paraguaia até o momento. O pedido especial foi feito por uma mãe, com filha de um ano, que estão isoladas sem ver os parentes desde março. 

“Então a criança e ela não conseguem ver nem as avós, nem a madrinha desde esse tempo. E semana passada, essa mãe teve a ideia de enviar três sopas paraguaias nossas para cada uma delas. E colocou um recado sobre aproximação e saudades que elas sentem”. 

Assim, o fisioterapeuta diz que a sopa paraguaia funcionou como conexão entre as famílias. “Foi bem interessante a gente ser esse elo de ligação entre as famílias, para matar a saudade entre a criança, as avós e madrinha. E a gente acabou enviando uma sopa para a própria mãe, com recado parabenizando ela, por buscar se aproximar desta maneira”.

Outros pratos típicos

Ficou com vontade de comer uma sopa paraguaia tradicional e matar a saudade dos encontros com a família? O Señor Hernando Sopa, negócio da família do Raphael, está no Instagram e Facebook

Mas não pense que é só sopa paraguaia que pode ser deliciada direto da própria casa. Nos aplicativos de entrega de comida as opções típicas estão disponível para os campo-grandenses. Basta uma pesquisa rápida por ‘arroz carreteiro, chipa ou sobá' para decidir qual dos pratos nostálgicos você vai comer enquanto mantém o isolamento social.